Recordando

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O LAMENTO DE UM DINOSSAURO

Meu colega Mário. Quando vivia a juventude, eu parava e olhava aqueles que se dedicavam somente a uma profissão. Normalmente, quem passava dos "enta" ( quarENTA,etc) e não se preparava para o futuro, sofreria com a falta de reconhecimento e a discriminação. Somos da mesma idade e não dou chance a quem quer que seja para dizer não. Use o seu talento e se adapte ao mundo moderno que superará as desconfianças por ter mais de 60 e,melhor ainda, a experiência que nós adquirimos ainda falta na internet.  





MARIO CHIMANOVITCH

Ser velho, nesses tempos estranhos, é ser um estorvo, ser inútil, um dinossauro improvável, movimentando-se em um universo de frágeis louças. Eu sou um dinossauro e vivo trombando o grande rabo da minha longa história contra as prateleiras desse mundo asséptico. Acho que estou sobrando. Muito se fala, nos discursos eleitoreiros, das bondades que cada campanha sugere ao seu candidato, para agradar a nós, os mais velhos. Cada vez que vejo um almofadinha desses, abraçando a senhorinha sofrida e prometendo-lhe mundos e fundos, a ira sobe à cabeça, por pouco não arremesso a bengala que me ampara de encontro ao televisor.

Porque, no fundo, no fundo mesmo, o que todo o mundo quer é tirar a nós,  os velhos, do caminho e dos cofres da previdência. Somos aquelas criaturas que parecem servir apenas, para confrontar cada jovem pimpão com sua própria finitude e com o fato de que a única alternativa disponível à morte, por enquanto, é sobreviver como der. E é aqui que a coisa complica. Provavelmente, nunca na história se desprezou tanto a experiência e a memória dos mais velhos, como nas últimas décadas. Se você, como eu, é jornalista “das antigas”, vale menos que um PC 386, daqueles que, um dia, pareceram uma enorme inovação e hoje não passam de lixo eletrônico descartável e, como tal, ambientalmente incorreto.

Eu me sinto ambientalmente incorreto, quando tento mostrar o muito que a memória de duas guerras cobertas, alguns prêmios de imprensa e reportagens memoráveis, inutilmente me ensinou.

Desempregado, desde 2007, sobrevivendo de cada vez mais raros bicos, sinto que cheguei nos meus limites. A autoestima se esfacela e posso entender porque tantos não resistiram e acabaram sucumbindo. Hoje tratam os velhos como um estorvo, jornalistas “das antigas”, são desprezados. Para os jovens, tudo está na internet e lá não há velho chato. Estou sobrando ao álcool, às drogas ou, tanto pior, à ideia da própria morte.

Tolo e romântico que sempre fui, imaginava que essa vivência toda, mais tarde, nos permitiria ajudar os mais jovens a melhorarem o mundo imperfeito que é o campo de colheita dos bons jornalistas. Ledo engano, porém. Tudo que a história pode ensinar a um jovem, ao que parece, pode ser encontrado nos meandros da nebulosa da internet.

  Com a vantagem que lá não haverá um velho chato, para dizer que noutros tempos, no meu tempo, algo era assim ou assado, por causa disto ou daquilo. A informação brotará do tablet, cristalina, fria e desinfetada pelo distanciamento tecnológico. O dedicado repórter, com o ímpeto de seus jovens anos, vai poder navegar pelos escaninhos da memória que me resta, sem precisar me aturar e à minha própria história. Acho que vou ter de procurar emprego de empacotador em caixa de supermercado. E se um dia um candidato se aproximar de mim, entre um pé de alface e uma caixa de ovos, agradecerei cada migalha que os governos me oferecerem como dádiva. Ao menos assim, talvez, eu tenha alguma utilidade.

Mario Chimanovitch, 67, é jornalista há 44 anos. Repórter investigativo, cobriu conflitos no Oriente Médio, na África e na Amazônia.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO – Tendências e Debates
16 de outubro de 2012.



sexta-feira, 9 de maio de 2014

Seleção brasileira quase perfeita.

Kaká e Ronaldinho farão falta.
A disputa de uma Copa do Mundo em outro país é bem diferente. Lá fora, quando o Brasil pisa na bola dentro de campo não tem mais de 60.000 torcedores xingando jogadores e treinador. Já na primeira partida contra a Croácia, caso o Brasil não esteja jogando bem, o torcedor brasileiro pegará no pé de algum jogador. No pé do treinador nem se fala! Além de uma disputa dentro do campo, o Brasil vive momentos difíceis fora dela com essas passeatas que a oposição ao Governo Dilma está fazendo. E entre uma partida e outra, o jogador sofrerá críticas duras de uma imprensa que não poupa o fracasso e do torcedor que não vai admitir perder uma Copa dentro de casa pela segunda vez. Não nos esqueçamos que a segurança nos estádios está vulnerável para um povo que estava acostumado com os alambrados para proteger juízes,bandeirinhas,treinadores e jogadores. 
Ora, impossível acreditar por qual razão a tão famosa e experiente Comissão técnica chefiada por Felipão não concorda que seria necessário convocar dois experientes jogadores como Kaká e o Ronaldinho. Não quero escalá-los como titulares. Nada disso. Eles fariam parte do banco de reservas e na hora que um Oscar e Neymar amarelassem um deles ou os dois entrariam em campo para acalmar os ânimos. Deixar de lado o jeito veloz de o Kaká sair da defesa para o ataque e o talento do Ronaldinho em enfiar uma bola entre os zagueiros para o atacante completar é acreditar muito em Papai Noel. Durante a partida, só a presença de um dos dois ou mesmo dois já faria o adversário pensar duas vezes em abusar da inocência de estreantes em Copa do Mundo. Sim, 75% da seleção brasileira não jogaram uma Copa do Mundo de futebol. Não basta jogarem no exterior longe de uma torcida de quase 200 milhões de treinadores que é o bastante para levantar a taça. 
Outro erro da Comissão foi convocar Jefferson, Fernandinho e Maxwell. O campeonato é uma competição rápida. Nenhum deles sairá jogando como titular. O Fábio merecia uma oportunidade por tudo que tem feito pelo Cruzeiro. Bastavam três laterais. O Luiz Gustavo,Daniel Alves,Dante e o Henrique sabem jogar pela esquerda. E quanto ao Fernandinho realmente confesso que, nos meus 40 anos ligado ao futebol, não entendi. O David Luiz tem sido um dos melhores cabeças de área do futebol europeu. O Fernandinho jogou apenas uma partida. Um gol foi o bastante para a sua convocação? 
O meu receio não fica somente nas peças que foram convocadas. O Julio César não me passa nenhuma tranqüilidade. Penso que é a hora e a vez do Vitor do Atlético sair jogando como titular. 
E por ultimo, a torcida não espera muito de jogadas milagrosas, como as do Ronaldo Fenômeno, por parte do Neymar Junior. Os estrangeiros já sabem como marcá-lo e jogá-lo contra a arbitragem. Portanto, se o Felipão está preocupado com o Marcelo em ser expulso, pode desconvocar o Maxwel que não fará falta e abrirá uma vaga para mais um atacante reserva de Fred e  Jô que não estão indo bem nos seus clubes. Mas, vamos rezar para que o lateral do Real Madrid não nos deixe com dez dentro de campo e nem a camisa amarela não seja as peles de Neymar e Oscar. 





Goleiros
Júlio César (Toronto-CAN)
Jefferson (Botafogo-BRA)  Entendo que Fábio do Cruzeiro está em melhor fase.
Victor (Atlético-MG-BRA)
Zagueiros
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
David Luiz (Chelsea-ING) -
Joga,também, no meio do campo.
Henrique (Napoli-ITA) -
Joga,também, na lateral esquerda.
Dante (Bayern de Munique-ALE) - Joga,também, na lateral esquerda.
Laterais
Daniel Alves (Barcelona-ESP) - Joga,também, na lateral esquerda.
Maicon (Roma-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Maxwell (PSG-FRA) Como são poucos jogos, não havia necessidade de mais um defensor.

Meio-campistas
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE) - Joga,também, na lateral esquerda.
Paulinho (Tottenham-ING)
Fernandinho (Manchester City-ING)Com o talento do David Luiz, não havia necessidade.
Hernanes (Inter de Milão-ITA)
Ramires (Chelsea-ING)
Oscar (Chelsea-ING)
Willian (Chelsea-ING) - Nada vai acrescentar .Kaká e Ronaldinho seriam mais uteis. 
Atacantes
Hulk (Zenit-RUS)
Bernard (Shakhtar Donetsk-UCR)
Neymar (Barcelona-ESP)
Fred (Fluminense-BRA) Inspira cuidados.Jogou pouco em 2013.
Jô (Atlético-MG-BRA) Não tem sido o mesmo do ano 2013. Perde muitos gols.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

O sucesso do Dr. Paulo Niemeyer Filho - Neurocirurgião.



Leia. Muito interessante.



 Dr. Paulo Niemeyer Filho - Neurocirurgião.

Recentemente, devolveu ao Maestro João Carlos Martins os movimentos no braço e mão esquerda através de cirurgia no cérebro,uma experiência inédita e magnifica.
Nos relembra dos cuidados que devemos ter para manter uma mente sã.

Parte da entrevista da revista PODER ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, abaixo, quando lhe foi perguntado:

PODER: O que fazer para melhorar o cérebro ?
Resposta: Vc. tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, reclamando de tudo, com a auto estima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter alegria. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a auto estima no ponto.

PODER: Cabeça tem a ver com alma?

PN: Eu acredito que a alma está na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.


PODER: Você acha que a vida moderna atrapalha?

PN: Não, eu acho a vida moderna uma maravilha. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. O sofrimento era muito maior. As pessoas morriam em casa com dor. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém mais tem dor.

PODER: Existe algum inimigo do bom funcionamento do cérebro?

PN: Todo exagero.
Na bebida, nas drogas, na comida, no mau humor, nas reclamações da vida, nos sonhos, na arrogância,etc.
O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra.
É muito difícil um cérebro muito bom num corpo muito maltratado, e vice-versa.

PODER: Qual a evolução que você imagina para a neurocirurgia?

PN: Até agora a gente trata das deformidades que a doença causa, mas acho que vamos entrar numa fase de reparação do funcionamento cerebral, cirurgia genética, que serão cirurgias com introdução de cateter, colocação de partículas de nanotecnologia, em que você vai entrar na célula, com partículas que carregam dentro delas um remédio que vai matar aquela célula doente que te faz infeliz. Daqui a 50 anos ninguém mais vai precisar abrir a cabeça.

PODER: Você acha que nós somos a última geração que vai envelhecer?

PN: Acho que vamos morrer igual, mas vamos envelhecer menos. As pessoas irão bem até morrer. É isso que a gente espera. Ninguém quer a decadência da velhice. Se você puder ir bem mentalmente ,com saúde e bom aspecto, até o dia da morte, será uma maravilha.

PODER: Hoje a gente lida com o tempo de uma forma completamente diferente. Você acha que isso muda o funcionamento cerebral das pessoas?

PN: O cérebro vai se adaptando aos estímulos que recebe, e às necessidades.. Você vê pais reclamando que os filhos não saem da internet, mas eles têm de fazer isso porque o cérebro hoje vai funcionar nessa rapidez.. Ele tem de entrar nesse clique, porque senão vai ficar para trás. Isso faz parte do mundo em que a gente vive e o cérebro vai correndo atrás, se adaptando.

Você acredita em Deus?

PN: Geralmente depois de dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando acabamos de operar, vamos até a família e dizemos:

"Ele está salvo".

Aí, a família olha pra você e diz:

"Graças a Deus!".

Então, a gente acredita que não fomos apenas nós, que existe algo mais, independente de religião.




SIGNOS




Intensidade, paixão, comprometimento, discrição. O sexo pode ser de vários jeitos diferentes, e cada um encara de uma forma. Alguns agem por impulso, outros se entregam totalmente, e há os que só transam se houver sentimentos envolvidos.

Por isso, alguns signos podem combinar mais entre paredes do que outros. Descubra as combinações que dão mais certo no zodíaco.



  
Caranguejo


As pessoas de Caranguejo costumam ser altamente românticas e não gostam do sexo casual. Emoção e sentimentos devem caminhar juntos, caso contrário, nada feito. Detestam fazer sexo apenas pelo prazer e, mesmo que o façam, no final sentem-se muito mal. Gostam do envolvimento e, se possível, de ter o amor como pano de fundo.
 As pessoas de Escorpião ou Peixes podem ser os seus parceiros ideais na cama, pois sentem o sexo de maneira parecida e conseguem, através de sua sensibilidade, entender as subtis mensagens dos nativos deste signo. Escorpião vai ensinar-lhe a entrega no auge da sensualidade e a se soltar na cama. Peixes  vai compreender de forma intensa e profunda as nuances emocionais que envolvem esse encontro.

O que cada signo esconde da sua personalidade?
Todo mundo esconde um traço da sua personalidade, aquela característica que você sabe que vai incomodar o outro. Até por que, ninguém gosta de ser criticado e ver as suas fragilidades expostas.Descubra o que cada signo esconde de sua personalidade.



 Virgem


O nativo deste signo é sempre muito agradável e educado. Costuma ser inteligente e ter uma boa conversa.
Porém, o dia-a-dia nos revela alguém cheio de manias, inflexível e extremamente crítico. Mas, tente fazer o mesmo com ele.
Para conhecer a ira do nativo, basta comentar algum desses defeitos.

terça-feira, 15 de abril de 2014

...Vota em quem os afundou na pobreza.


Verdade que deve ser encaminhada a todos.



Agora entendemos melhor porque este cardeal argentino foi escolhido para papa.
Ele tem idéias firmes e nunca foge (e nunca fugiu) de uma resposta polêmica.
 O mundo se acostumou à hipocrisia política, que diz o que o povo quer ouvir
e faz o que eles bem entendem.

 Com este papa não é assim, como podemos ver nesta entrevista com um repórter
Comunista, antes de ser papa.

 A entrevista começou quando o jornalista, tentando embaraçar o Cardeal,
perguntou-lhe o que ele pensava sobre a pobreza no mundo.
 O cardeal respondeu:
 " - Primeiro na Europa e agora nas Américas, alguns políticos têm se dedicado a endividar      
as pessoas, fazendo com que fiquem dependentes.
- E para quê? Para aumentar o seu poder. Eles são grandes especialistas em criação de
pobreza e isso ninguém questiona. Eu me esforço para lutar contra esta pobreza.
 
- A pobreza tornou-se algo natural e isso é ruim. Minha tarefa é evitar o agravamento de tal
condição. As ideologias que produzem a pobreza devem ser denunciadas.
A educação é a grande solução para o problema.
 
- Devemos ensinar as pessoas como salvar sua alma, mas ensinar-lhes também a evitar a
pobreza e a não permitir que o governo os conduza a esse estado lastimável "
 
Mathews ofendido pergunta: - O senhor culpa o governo?
 
" - Eu culpo os políticos que buscam seus próprios interesses. Você e seus amigos são socialistas. Vocês (socialistas) e suas políticas, são a causa de 70 anos de miséria, e são culpados de levar muitos países à beira do colapso. Vocês acreditam na redistribuição, que é uma das razões para a pobreza. Vocês querem nacionalizar o universo para poder controlar todas as atividades humanas. Vocês destroem o incentivo do homem, até mesmo para cuidar de sua família, o que é um crime contra a natureza e contra Deus. Esta vossa ideologia cria mais pobres do que todas as empresas que vocês classificam de diabólicas”.
 
Replica Mathews: - Eu nunca tinha ouvido nada parecido de um cardeal.
 
" - As pessoas dominadas pelos socialistas precisam saber não têm que ser pobres"
Ataca Mathews: - E a América Latina? O senhor quer negar o progresso conseguido?
"O império da dependência foi criado na Venezuela por Hugo Chávez, com falsas
promessas e mentindo para que se ajoelhem diante de seu governo. Dando peixe ao povo,
sem lhes permitir pescar. Se na América Latina alguém aprende a pescar é punido e seus
peixes  são confiscados pelos socialistas. A liberdade é castigada.
 
- Você fala de progresso e eu falo de pobreza.
Temo pela América Latina. Toda a região está controlada por um bloco de regimes
socialistas, como Cuba, Argentina, Equador, Bolívia, Venezuela,Nicarágua.
Quem vai salvá-los (a América Latina, dessa tirania?"
 
Acusa Mathews: - O senhor é um capitalista.
 
" - Se pensarmos que o capital é necessário para construir fábricas, escolas, hospitais,
igrejas, talvez eu seja capitalista. Você se opõe a este raciocínio?"
 
- Claro que não, mas o senhor não acha que o capital é retirado do povo pelas
corporações abusivas?
 
- "Não, eu acho que as pessoas, através de suas escolhas econômicas, devem decidir que
parte do seu capital vai para esses projetos. O uso do capital deve ser voluntário.
Só quando os políticos se apropriam (confiscam) esse capital para construir obras públicas
e para alimentar a burocracia é que surge um problema grave.
O capital investido voluntariamente é legítimo, mas o que é investido com base na coerção é
ilegítimo".
 
- “Suas idéias são radicais”, diz o jornalista.
 
- "Não. Há anos Khrushchev advertiu: "Não devemos esperar que os americanos abracem
o comunismo, mas podemos ajudar os seus líderes com injeções de socialismo, até que,
ao acordar, eles percebam que abraçaram o comunismo". Isto está acontecendo agora
mesmo no antigo bastião da liberdade. Como os EUA poderão salvar a América Latina,
se eles próprios se tornarem escravos de seu governo? "
 
Mathews diz: - “Eu não consigo digerir (aceitar) tal pensamento”.
 
O cardeal respondeu: - "Você está muito irritado porque a verdade pode ser dolorosa.
Vocês (os socialistas) criaram o estado de bem-estar que consiste apenas em atender
às necessidades dos pobres, pobres esses que foram criados por vocês mesmos, com
a vossa política. O estado interventor retira da sociedade, a sua responsabilidade.
Graças ao estado assistencialista, as famílias deixam de cumprir seus deveres para
obterem o seu bem-estar, incluindo as igrejas. As pessoas já não praticam mais a caridade  vêem os pobres como um problema de governo.

 - Para a igreja já não há pobres a ajudar, porque foram empobrecidos  permanentemente e agora são propriedade dos políticos. E algo que me irrita profundamente, é o fato dos meios de comunicação observarem o problema sem conseguir analisar o que o causa.
O povo empobrece e logo em seguida, vota em quem os afundou na pobreza ".
 
 
 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Atlético de Madrid desbanca Barcelona.

Não adiantou a Rede Globo torcer tanto pelo Barcelona! Nos dois jogos ( 1x1 e 1x0 )a equipe comandada pelo chato do Galvão Bueno fez de tudo para colocar os companheiros do Messi acima do Atlético de Madrid. Não é verdade que o Barcelona está caindo. São os adversários que estão crescendo. E a coisa ficou tão engraçada que quando o Neymar - xodó da Globo - é sempre o melhor da partida porque os outros estão nivelados ao ex-santista que nunca mereceu tanta badalação. 
Na partida de hoje - Atlético 1 x 0 Barcelona - os comentaristas estavam preparados para acertarem uma possível derrota do Atlético.Aos seis minutos de partida 1x0 e mais três bolas na trave não foram suficiente para que os dois felizardos contratados da Globo Caio e Casa Grande afirmarem que o sistema adotado pelo de time de Madrid poderia não dar certo. Como já falei aqui, nos meus 40 anos envolvido no futebol nunca vi um comentarista perder uma partida. Sempre ele encontra um meio para criticar o treinador ou os treinadores. Hoje, os dois companheiros de Galvão estavam torcendo para que os seus conhecimentos dessem a vitória ao Barcelona. Quebraram a cara ,mas aumentaram as suas contas bancárias. Não, está na hora de parar com essa de comentarista esportivo no pais chamado Brasil onde todos entendem de bola,Uma pergunta : por qual razão Casa Grande e Caio não comentam o handebol que é pouco conhecido e que as meninas ganharam o título mundial?

terça-feira, 8 de abril de 2014

Visite o ESPAÇO "T" ,quando for a Portugal.




EMBAIXADORES DA FELICIDADE

Nas Comemorações dos 20 anos do Espaço t, o Espaço t apresenta a campanha “Embaixadores da Felicidade”.
Com o propósito de divulgar o trabalho que o Espaço t desenvolve desde 1994, utilizando a arte como processo terapêutico, junto de um grupo muito heterogéneo de pessoas, com o objetivo de contribuir para um aumento de autoestima e autoconceito de cada um, convidamos diferentes personalidades de diferentes áreas da sociedade portuguesa, para serem Embaixadores do Espaço t.
Considerando que a missão do Espaço t é contribuirmos para que a Vida das 500 pessoas que usufruem das nossas valências seja mais feliz, os Embaixadores do Espaço t, passam a ter a designação de “Embaixadores da Felicidade”.
Desde a política, ao mundo do espetáculo e televisão, da criação e das artes, entre outras áreas juntamos várias personalidades que lado a lado com alunos do Espaço t, são protagonistas desta campanha.
A Campanha Embaixadores, tem como objetivo principais, por um lado, a  divulgação do trabalho desenvolvido pelo Espaço t, junto da comunidade, de forma a reforçar o seu posicionamento junto da opinião pública, esperando também que esta possa ser geradora de receitas, para que o Espaço t possa ter ser financeiramente mais capaz.
Conheça a Campanha e ajude o Espaço t a distribuir Felicidade!
Vídeo principal para Web: http://videos.sapo.pt/zR5dBAD7kKYfGlDPwBRS
Vídeo -Loja da Felicidade: http://videos.sapo.pt/TgZ3wr8JFSQ0R0ZsCsNY
Vídeo - Espaço t e aceitação da Diferença: http://videos.sapo.pt/9YSJJqJITmPQEM5gadq9
Vídeo -A Arte Como Processo Terapêutica: http://videos.sapo.pt/4eGlz7kFHQ1jzH6oVlcc
Vídeo - A Distribuir Felicidade desde 1994:http://videos.sapo.pt/G94zfPosPBrCHAblpaSL
MERCADO DO VILAR
O Espaço t irá realizar uma venda nos dias 3 e 4 de Maio uma venda a que chamou “Mercado do Vilar – Oportunidades de Sonhar”. Nestes dias, na sede do Espaço t, serão vendidos vários artigos, desdffe calçado, vinhos, roupas, mobiliário, obras de arte, produtos alimentares…de tudo um pouco a preços muito atrativos e bastante abaixo do valor de mercado. Ao comprar estará também a contribuir para o financiamento das atividades terapêuticas da instituição. Não perca esta oportunidade.
 
Esperamos por si!
 
 
INICIATIVA "MAIS PARA TODOS"
 
O projeto Lidl “Mais para todos”, é uma iniciativa de responsabilidade desta marca que envolveu os colaboradores de todas as lojas Lidl. O objetivo desta campanha é sobretudo ajudar quem mais precisa, nomeadamente mais de duas centenas de instituições de solidariedade de todo o país, através da angariação de produtos. Neste âmbito, durante o período compreendido entre 27 de março e 23 de abril, todas as pessoas que forem à Loja Lidl do Porto, sita à Rua Prof. Joaquim Bastos, 170, podem se desejarem adquirir alguns produtos recomendados pelo LIDL, para que estes possam ser entregues posteriormente ao Espaço t. Estes produtos serão distribuídos pelos utentes do Espaço t com maiores fragilidades económicas.
COLEÇÃO "UMA JÓIA DE PRINCESA"
 
Nas comemorações dos 20 anos do Espaço t, A Gümüs, inspirada na parceria de Responsabilidade Social com esta instituição, criou uma joia intitulado “Uma Joia de Princesa” e 5% das receitas apuradas da venda desta colecção revertem a favor das atividades terapêuticas do Espaço t. “Uma Joia de Princesa” para ajudar o Espaço t a distribuir felicidade!
 
 
Loja da Felicidade


Durante o mês de Abril, a Loja da Felicidade tem em promoção o Azeite Esporão Virgem Extra DOP. 
Extraído a frio a partir de três azeitonas típicas da região de Moura (Cordovil, Galega e Verdeal), tem um sabor frutado que provém de azeitonas verdes e maduras, com ligeiro picante no final. Ideal para sopas, molhos, peixe no forno, enchidos e queijos.
 
Preço: 4€
Promoção: 3€
Carvalhais Gama - ALX
BOABOCA GOURMET COOKIES
Preço: 2.50€
Promoção: 1.50€
Carvalhais Gama - ALX
Loja da Felicidade
Aberto de Segunda a Sexta-feira das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h
 
Felicidade para dar e vender !
 
Rua do Vilar, 54/54A 4050-625 Porto
dci@espacot.pt
www.espacot.pt
226081919
CURSOS, OFICINAS e WORKSHOPS
OFICINA DE ARTESANATO E MANUALIDADES
Num contexto eminentemente prático e experimental, promove-se um conhecimento direto da relação plástica entre materiais. As crianças poderão dar asas à sua fértil imaginação, utilizando diversos materiais para desenvolver um conjunto de atividades, que darão origem a objetos artísticos que levam consigo para casa.
Professora: Carla Pereira
OFICINA DE DANÇA CRIATIVA
A dança criativa promove o autoconhecimento, estimula a criatividade, trabalha o corpo do ponto de vista orgânico, funcional e psicossocial, visando a boa saúde orgânica, psicológica e social, criando um equilíbrio na sua relação com o “eu”, com os outros e com o meio envolvente.
Desenvolve propostas de movimento/exercícios organizados, integrados e objetivados que trabalham a perceção do próprio corpo, a coordenação dos movimentos, a lateralidade, a flexibilidade e a tonicidade, incentivando a expressão corporal, a desinibição e o trabalho em grupo.
Professora: Alice Gonçalves
OFICINA DE DESENHO E PINTURA
Introdução a vários aspetos do desenho e da pintura, explorando a vocação expressiva dos materiais (carvão, tinta da china, guache, acrílico) e estimulando a capacidade de representação e a criatividade do(a) participante.
Professora: Teresa Brito
-
INSCRIÇÕES LIMITADAS
Preço:
7 a 11 de Abril – 60€
14 a 17 de Abril – 50€
1 Dia – 15€
Informações e Inscrições:
dci@espacot.pt
T | 226 081 919
Local:
Espaço t,
Rua de Vilar, 54
4050-645 Porto
OBSERVAÇÔES: Os alunos/as deverão trazer roupa e calçado confortável, própria para atividade física. Deverão também caso pretendam almoçar na instituição, trazer a sua comida/lanche.
ATELIÊS - PORTO
ATELIÊS DISPONÍVEIS PARA SI…VENHA EXPERIMENTAR!!!
ATELIÊS – PORTO
Ateliê de Musicoterapia
Segundas / 10H30 – 12H30
Ateliê Cin(et)emático
Segundas / 15H00 – 17H00
Ateliê de Sensibilização para as Artes
Segundas / 15H00 – 18H00
Ateliê Educação Física
Segundas, Quartas e Sextas /18H00 – 19H30
Ateliê Expressão Musical
Terças / 10H30 – 12H30
Ateliê de Tai-Chi-Pai Lin
Segundas / 14H00 – 15H00
Sextas / 17H00 – 18H00
Quintas / 20H30 – 21H30 (36€ mês p/ pessoa)
Ateliê Oficina de Dramaturgia
Terças/ 14H30 – 16H30
Ateliê (Re)criando Mundos
Terças/16H30 – 18H00
Ateliê Expressão Corporal
Terças / 14H30 – 16H00
Quartas/10H30 – 11H30
Ateliê Informática – Ótica Utilizador
Quartas / 10H30 – 12H30 e das 14H30 – 16H30
Sextas / 10H30 – 12H30
Ateliê de Jardinagem e Horticultura
Quartas / 14H00 – 16H00
Ateliê de Dança
Quartas / 16H00 – 17H30
Ateliê de Inglês
Quintas / 10H30 – 12H30
Ateliê Canto
Quintas / 14H00 – 15H30
Ateliê de Pintura e Desenho
Quintas / 15H30 – 17H30
Ateliê de Teatro
Quintas / 18H30 – 20H00
Ateliê de Artesanato Urbano
Sextas / 14H30 – 17H30
Ateliê de Teatro Terapêutico
Sextas / 18H00 – 19H30
Ateliê Palavras e Afetos
Sextas / 15H30 – 17H00
ATELIÊS - TROFA
Ateliê de Teatro
Segundas / 09H00 – 11H00
Ateliê de Informática
Quintas /11H00 – 12H00
Ateliê de Expressão Plástica
Terças / 15H00 – 17H00
Ateliê de Fotografia
Terças / 17H00 – 19H00
Ateliê de Sensibilização para as Artes
Quartas / 14H00 – 17H00
Ateliê de Guitarra
Quartas / 17H00 – 19H00
Quintas / 17H00 – 19H00
Sextas / 18H30 – 19H30
Ateliê de Escrita Criativa
Quintas / 15H00 – 17H00
Ateliê de Artes Decorativas
Sextas / 15H00 – 17H00
Contactos
 
dci@espacot.pt | Tel: 226081919
 
Versão Web | Remover Subscrição