Recordando

sábado, 26 de outubro de 2013

FUTEBOL CEARENSE CONTINUA AFUNDANDO.

O Ceará Sporting Club e o Fortaleza Espore Clube continuam nas mãos de pessoas boas, honestas, mas despreparadas para soerguerem o futebol alencarino. Não, não mil vezes não, futebol não se ganha só porque tem folhas de talões de cheques. Voltemos o tempo, vamos encontrar a história dos dirigentes de futebol carioca Castor de Andrade e Emil Pinheiro. Todos dois conhecidíssimos, nas suas épocas, como os maiores bicheiros do Brasil. O primeiro Presidente do Bangu Atlético Clube e o segundo do Botafogo Futebol e Regatas. As carradas de dinheiro dos dois só serviram para conquistarem dois títulos carioca. O Castor, com dinheiro saindo pelo ladrão, pagava "bicho" (gratificação) até por gols em treinos. Os melhores jogadores poderiam ser transferidos para Moça Bonita. E o Emil Pinheiro não ficava atrás. Então, nos dias de hoje, criou-se no futebol cearense uma balela de que para ser Presidente das duas maiores forças - Fortaleza e Ceará - principalmente o Presidente tem que ter dinheiro. O que se vê no momento crucial é que o Icasa da Terra de Padre Cícero tem a menor folha de pagamento e tem amplas possibilidades de se classificar para passar para a primeira divisão. Enquanto os dirigentes Leoninos continuam contando estória (sem "h") de que Presidente tem que ter dinheiro. Estou há quarenta anos no futebol e nunca vi dirigente colocar dinheiro em clube.Excetuando clubes amadores. O que acontece, como foi com Castor de Andrade - pessoa que fui assessor nos assuntos esportivos quanto à regulamentação e transferências de jogadores - e Emil Pinheiro que precisam tá na cara, de dar uma "mexida" nas suas economias.



Fortaleza e Ceará tiveram grandes presidentes que administraram os seus respectivos clubes com a força de suas torcidas.O torcedor é quem manda e é ele que banca um bom time.Mas, precisa saber montar um bom time.Todo clube profissional devia publicar o balanço mensal. O torcedor paga e deve exigir transparência.Afinal, ele é o cliente e que merece todo o respeito.Eis porque defendo a tese de que todos da Diretoria deveria ser bem remunerados. Um clube sério tem que exigir de seus diretores,no mínimo, oito horas por dia. Impossível continuar aceitando Diretores e Presidente que aparecem no clube para reuniões após as vinte horas. Claro está, nunca veremos as suas empresas se afundarem. Vocês já viram,caros leitores, ao final de ano um Presidente de clube chorar porque a sua empresa faliu? Não,pelo contrário, ouvindo uma emissora cearense um ex-presidente do Fortaleza respondeu ao radialista: " Não,por agora não quero voltar a ser presidente porque primeiro tenho dar continuidade ao sucesso das minhas empresas com as diversas construções que estou fazendo". Ora, o que ele respondeu: " por agora não quero..." . O que demonstra a tranquilidade em voltar mesmo tendo fracassado na sua administração clubística. 
O Fortaleza, em 1983, tinha como Presidente um Senhor simples chamado Nilton. O seu patrimônio era um restaurante. Entretanto, ele tinha a humildade de ouvir as pessoas e colocou ao seu lado o saudoso Ney Rebouças. E o "galego”, como era conhecido o Ney, sabia também escolher as pessoas certas para desenvolver o trabalho que era conquistar o bicampeonato cearense. Foi ao Rio de Janeiro e me contratou e no Ceará contratou Hamilton Araújo. Pronto, o time que jogaria fora das quatro linhas estava formado por: Nilton, Ney Rebouças, Leví Lafetá e Hamilton Araújo. O galego me desafiou para que montasse uma equipe sem contratar muitos e ganhasse o título. O Hamilton Araújo ficava na parte administrativa dando uma cobertura perfeita. Então, contratei o treinador Paulo Emílio, o Preparador Físico Haroldo Ledo. Todos dois de nível alto dentro do futebol. Os jogadores contratados foram: Tadeu (Fluminense), Wescley, Edson, Serginho (todos do Botafogo), Luizinho das Arábias (Campo Grande-RJ) e Urigueler (Grêmio-RS). Durante o campeonato o Urigueler se desentendeu com o Ney. Era a estrela maior e considerado o entortador. Tivemos sorte e trocamos o Urigueler pelo Marquinhos do Vasco que tinha acabado de vestir a camisa da Seleção Brasileira. E mais tarde, depois do campeonato, o Luizinho das Arábias foi transferido para o Bangu e com o dinheiro contratei o Wagner do Palmeiras. Resultado: fomos bicampeões aproveitando jogadores do Estado e principalmente das categorias de base do tricolor de aço. 
Em 1991, novamente fui chamado por Ney Rebouças. E contratamos: Rui Guimarães (treinador que havia acabado de treinar o Cruzeiro - MG, Paulo Sérgio, Carlos Alberto, Osmar (todos do América do Rio), Mirandinha (Corinthians Paulista), Josimar (ex-seleção brasileira), João Cláudio (Bangu AC-Rio de Janeiro) e Heider (Cruzeiro)). Mais uma vez aproveitamos jogadores cearenses e da base como Eliezer, Silvio, Expedito e outros. Nenhum jogador pertencia a empresários de futebol. Íamos diretamente falar com os presidentes dos clubes. E o bicampeonato veio. Sim, ia me esquecendo do principal de lhes dizer, leitores amigos, que o Presidente foi o saudoso Dr. Mulatinho pessoa organizada e que exercia a advocacia. 
Um detalhe importante, o Mirandinha estava insatisfeito no Corinthians e conseguimos o empréstimo com o falecido Vicente Mateus. E o interessante é que o Fortaleza não tinha dinheiro para pagar o empréstimo. Conversamos e ,caso inédito, o Mirandinha ainda vinculado ao Corinthians foi liberado para fazer um amistoso no Presidente Vargas e o arrecadado foi o suficiente para pagar o empréstimo. A seguir, o seu contrato foi feito de uma forma onde entrou o torcedor Mirandinha que aceitou receber salários e mais um percentual nos jogos que participasse. 
Em 1993 - Os Senhores Paulo Magalhães e Flávio Novaes foram ao meu encontro no Rio de Janeiro e me pediram uma estrela. Indiquei o maravilhoso atacante Elói que encheu de alegria os corações tricolores.

Em 1995 - Fernando Silva, ao se candidatar à Presidência do Fortaleza, declarou que se ganhasse eu voltaria a ajudar o Fortaleza. Ganhou as eleições e fui contratado pelo próprio Fernando Silva. Este sim colocou dinheiro no clube e nunca pediu nada de volta. Forças ocultas não o deixaram terminar o mandato. Pessoas que esperaram a recuperação do clube, dentro e fora do gramado, para darem o golpe na calada da noite. Fatos curiosos aconteceram no mandato do Fernando. O atacante Washington - aquele que jogou no Fluminense - foi imposto por um Conselheiro e o seu contrato foi assinado em cima de um automóvel estacionado em frente a um restaurante. Comemorou-se em seguida com muita bebida e muita comida. Belo exemplo! Esse mesmo Conselheiro, me contrariando , contratou César Morais para treinador. O "Guri" não estava bem de saúde e não desempenhava bem o seu papel. Perdemos para o Ferroviário por 3 x 1 e a torcida incitada por outro Conselheiro passou a gritar "fora Levi". Sai do estádio protegido por 12 policiais. Na segunda feira, levei cusparada no rosto. Fui ao encontro do Fernando Silva e disse: Tira o César e contrate Danilo Augusto (o baratinha). Fernando respondeu: Você quer que a torcida nos enforque? Eu disse tem que resolver logo, porque quinta já tem jogo. Ele acreditou e foi a maior prova que tive não ser cego em futebol. Tirei Danilo - um dos melhores treinadores que conheci de perto - das categorias de base do Ferroviário e com ele ficamos invictos 17 partidas. E contratamos dois jogadores de nomes: Vivinho (Vasco) e Willian (goleiro do Botafogo). O elenco com mais de 25 jogadores. Os cearenses tiveram vez. 
Faço parte daqueles torcedores que torcem por um clube no seu estado e tem outro no eixo Rio-São Paulo. Além de torcedor do Vasco, torço e sou sócio do Fortaleza Esporte Clube. E todas as vezes que fui convocado para dar títulos ao Leão quem me pagou foi Ney Rebouças e Fernando Silva. Nunca recebi um centavo do Leão do Pici. 

Infelizmente, não vejo com bons olhos o futebol cearense para os próximos três anos, se continuarem dizendo que para ser Presidente precisa ser rico. Afirmo, nos dias de hoje é muito mais fácil montar um bom time para ganhar títulos e não passar o vexame diante de 55 mil torcedores. 




terça-feira, 22 de outubro de 2013

VISITANDO A ARENA CASTELÃO

Fortaleza-Ceará - Aproveitei que estava perto,fui conhecer a Arena e rever o meu amigo e ex-cliente Mirandinha que coordena tudo dentro daquele Castelão que se transformou num verdadeiro palácio maravilhoso.Realmente, de primeiro mundo.Confesso a minha emoção, pois antes conhecido somente por Castelão, fui campeão diversas vezes exercendo o cargo de General Manager do Fortaleza Esporte Clube e do clube amador Tocantins. Em 91, numa das conquistas, Mirandinha era o camisa nove.



Uma foto com o Mirandinha (vestindo camisa rosa, em pé,de óculos)  é sempre uma grande recordação. 


O ex-jogador de futebol e amigo Mirandinha(de camisa rosa) sempre cercado por admiradores. Ele, fala bem inglês, japonês e árabe, é o responsável por todo o movimento de visitas na Arena.








Não, não estou gordo. A camisa com listas horizontais aumenta um pouco. risosss

sábado, 19 de outubro de 2013

URNA ELETRÔNICA TEM FALHAS.

                                                     Fonte DIÁRIO DO NORDESTE

Visite a página e confira que o seu voto não é garantido. 
http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=368373

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

JOSÉ MUJICA é exemplo de bom político.



JOSÉ MUJICA – PRESIDENTE DO URUGUAI 

Eu não sou pobre! Pobres são aqueles que acreditam que eu sou pobre. Tenho poucas coisas, é certo, as mínimas, mas apenas para ser rico. Quero ter tempo para... dedicá-lo às coisas que me motivam. Se tivesse muitas coisas, teria que me ocupar de resolvê-las e não poderia fazer o que eu realmente gosto. Essa é a verdadeira liberdade, a austeridade, o consumir pouco. Vivo em uma pequena casa, para poder dedicar tempo ao que verdadeiramente aprecio. Senão, teria que ter uma empregada e já teria uma interventora dentro de casa. Se eu tivesse muitas coisas, teria que me dedicar a cuidar delas, para que não fossem levadas... Não, com três cômodos é suficiente. Passamos a vassoura, eu e a velha, e já se acabou. Então, temos tempo para o que realmente nos entusiasma. Verdadeiramente, não somos pobres!”
José Mujica — Presidente do Uruguai
QUEM É JOSÉ MUJICA? Conhecido como “Pepe” Mujica, o atual Presidente do Uruguai recebe USD$12.500/mês (doze mil e quinhentos dólares mensais) por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário, ou seja, vive com 1.250 dólares, cerca de R$2.538,00 reais ou ainda 25.824 pesos uruguaios. O restante do dinheiro ele distribui entre pequenas empresas e ONGs que trabalham com habitação.
“— Esse dinheiro me basta e tem que bastar, porque há outros uruguaios que vivem com menos”, diz o presidente Mujica.
Aos 77 anos, Mujica vive de forma simples, usando as mesmas roupas e desfrutando da companhia dos mesmos amigos de antes de chegar ao poder.
Além de sua casa, seu único patrimônio é um velho Volkswagen, cor celeste, avaliado em pouco mais de mil dólares. Como transporte oficial, usa apenas um Chevrolet Corsa. Sua esposa, a senadora Lucía Topolansky, também doa a maior parte de seus rendimentos.
A poucos quilômetros de Montevidéu, já saindo do asfalto, avista-se um campo de acelgas. Mais à frente, um carro da polícia e dois guardinhas: o único sinal de que alguém importante vive na região. O morador ilustre é José Alberto Mujica Cordano, conhecido como Pepe Mujica, presidente do Uruguai.
Perguntado sobre quem é esse Pepe Mujica, ele responde: “— Um velho lutador social, da década de 50, com muitas derrotas nas costas, que queria consertar o mundo e que, com o passar dos anos, ficou mais humilde, e agora tenta consertar um pouquinho de alguma coisa”.
Ainda jovem, Mujica se envolveu no MLN — Movimento de Libertação Nacional e ajudou a organizar os tupamaros, grupo guerrilheiro que lutou contra a ditadura. Foi preso pela ditadura militar e torturado. “— Primeiro, eu ficava feliz se me davam um colchão. Depois, vivi muito tempo em uma salinha estreita, e aprendi a caminhar por ela de ponta a ponta”, lembra o presidente uruguaio. Dos 13 anos de cadeia, Mujica passou algum tempo em um prédio, no qual o antigo cárcere virou shopping. A área também abriga um hotel cinco estrelas. Ironia para um homem avesso ao consumo e ao luxo.
No bairro Prado, a paisagem é de casarões antigos, da velha aristocracia uruguaia. É onde está a residência Suarez y Reyes, destinada aos presidentes da República. Esse deveria ser o endereço de Pepe Mujica, mas ele nunca passou sequer uma noite no local. O palácio de arquitetura francesa, de 1908, só é usado em reuniões de trabalho.

Mujica tem horror ao cerimonial e aos privilégios do cargo. Acha que presidente não tem que ter mais que os outros. — "A casinha de teto de zinco é suficiente”, diz ele. -“Que tipo de intimidade eu teria em casa, com três ou quatro empregadas que andam por aí o tempo todo? Você acha que isso é vida?”, questiona Mujica.
Gosta de animais, tem vários no sítio. Pepe Mujica conta que a cadela Manoela perdeu uma pata por acompanhá-lo no campo e que ela está com ele há 18 anos.
A vida simples não é mera figuração ou tentativa de construir uma imagem, seguindo orientações de um marqueteiro. Não, ela faz parte da própria formação de Mujica.
No dia 24 de maio de 2012, por ordem de Mujica, uma moradora de rua e seu filho foram instalados na residência presidencial, que ele não ocupa porque mora no sítio. Ela só saiu de lá quando surgiu vaga em uma instituição. Neste início de inverno, a casa e o Palácio Suarez y Reyes, onde só acontecem reuniões de governo, foram disponibilizadas por Mujica para servir de abrigo a quem não tem um teto. Em julho de 2011, decidiu vender a residência de veraneio do governo, em Punta del Este, por 2,7 milhões de dólares. O banco estatal República a comprou e transformará a casa em escritórios e espaço cultural. Quanto ao dinheiro, será inteiramente investido – por ordem de Mujica, claro – na construção de moradias populares, além de financiar uma escola agrária na própria região do balneário.
O Uruguai ocupa o 36ª posição do ranking de EDUCAÇÃO da Unesco, enquanto o Brasil ocupa a 88ª posição. Já no ranking de DESENVOLVIMENTO HUMANO, o Uruguai ocupa o 48º lugar, enquanto o Brasil ocupa o 84º lugar. Enquanto isso no Brasil, políticos reclamam que recebem um salário baixo para o cargo que exercem. QUE VERGONHA!!!
Mujica é um homem raro, nesses tempos de crise de valores morais e ética, dentre os políticos sul-americanos.
Compartilhe essa história, compartilhem mesmo! Os brasileiros têm que saber que existe um político de verdade, que trabalha em favor do povo e não de sua conta bancária.






Por um mundo melhor. Afinal, qual é a cor de DEUS?









 
Quando a alma é boa, ninguém liga para a cor da pele, origem, religião, grau de instrução,
conta bancária, poder, glamour, posição social.

" Um motorista de ônibus Somaliano chamado Mukhtar na Dinamarca faz aniversário e vai trabalhar como em qualquer outro dia.
Ele está nessa empresa de ônibus há muito tempo e faz a mesma linha desde então.
É querido por todos pela sua atenção e especialmente pelo sorriso que sempre carrega em seus lábios.
Vejam o que lhe prepararam a companhia e os passageiros ...
Esses movimentos nos trazem um  fio de esperança de que o mundo possa mudar...