Recordando

terça-feira, 28 de março de 2017

DOUTOR CLAUDIO LAMACHIA,Presidente Nacional da OAB,CORJESUS espera a sua visita.

Esta é a minha carteira que guardo como se fosse um troféu.
"Nasci e continuo sendo advogado, ao continuar defendendo a legalidade como Jornalista." 





O  que adianta o Doutor Claudio Lamachia, Presidente Nacional da OAB- Ordem dos Advogados do Brasil, pensar diferente do advogado Wendell Almeida Prates (78881-MG) representante da OAB no município de Coração de Jesus-MG! Ou existe uma OAB em cada município ? Recentemente, a TIM e a VIVO ficaram foram do ar, por mais de 240 horas, e nenhuma providência foi tomada pela OAB que,em outros municípios, sempre se interessa pelo bem estar da população. Nada disso, o representante da OAB, em Coração de Jesus-MG, se interessa é se aliar a prefeitos e até forjar uma desapropriação. Que péssimo exemplo de um representante de uma instituição tão nobre como a OAB! Tenho certeza de que o Presidente Claudio Lamachia vai me convidar para contar toda a história da OAB/Coração de Jesus-MG e,até, do antecessor do atual representante e de outro da velha guarda.

Porque o advogado Wendell não age conforme os dois itens a seguir?
1 - "A advocacia é a verdadeira defensora da liberdade, da honra, do patrimônio, da dignidade e muitas vezes da própria vida das pessoas", declarou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

2 - Onde está a justiça, têm que estar, também, os advogados e as advogadas. #PrerrogativasDaAdvocacia

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto." (Rui Barbosa)

Continuo defendendo os interesses do município onde nasci e trabalhando para dar um fim aos corruptos. Ora, a situação na Itália era bem pior e a corrupção foi deletada da vida dos italianos.

 A OAB/Nacional não pode ficar distanciada do que acontece no interior de Minas Gerais. O nosso objetivo não é material,mas sim moralizar o exercício da advocacia em todo o país. Deixei,apenas, de advogar,mas tenho provado, no dia a dia,que nasci advogado ao ajudar aqueles que precisam de uma orientação para se desvencilharem dos péssimos profissionais na advocacia. Bom, estou fazendo a minha parte. Portanto,esta matéria será protocolada na OAB/ Nacional e espero que seja lida pelo Presidente Nacional da OAB Claudio Lamachia.  

Em 1994, abandonei a advocacia,depois que fui perseguido pela OAB-RJ que aceitava qualquer reclamação contra a minha pessoa e não me dava o direito de defesa.Na época,havia iniciado a minha oposição dentro do Vasco da Gama liderando o movimento FAOForça Almirante de Oposição contra os desmandos do Eurico Miranda,dentro do Vasco da Gama, que tinha muitos amigos na Presidência da OAB/RJ. 
     Uma das injustiças foi quando recebi honorários de sucumbência e o cliente foi reclamar dizendo que os honorários seriam dele. Até hoje, o Conselho de Ética não reconheceu que os honorários pertencem ao advogado. Não desisti de lutar contra a anarquia que existia na OAB/RJ e toda a perseguição à minha pessoa foi confirmada ao ser convidado especial da CPI DO SENADO, em 2001, e provei que estava sendo perseguido.Na época, o presidente da OAB estava envolvido numa transferência de um jogador de futebol para o exterior.
https://www.youtube.com/results?search_query=Levi+Lafeta+na+cpi+do+senado+ No Youtube, acessando Levi Lafetá na CPI, os leitores poderão constatar o envolvimento de um ex-presidente da OAB/RJ na transferência do ex-atleta de futebol Bebeto para o La Coruña da Espanha. Foram quatro horas de depoimento na CPI e,ao final, o Senador Álvaro Dias me teceu os maiores elogios pela minha coragem e independência em apontar os fora da Lei.
No mesmo ano de 2001, lancei o livro " ...VERGONHA DE SER HONESTO" (recebeu cinco estrelas, em vendas pela internet), foram vendidos mais de cem mil exemplares e a OAB/RJ tomou conhecimento e não teve como me processar. Em 2014, recebi um boleto da referida OAB me dando a liberdade de pagar uma taxa e retornar. Estou muito bem,como Bacharel de Direito e exercendo a profissão de Jornalista para informar à população tão desprotegida das verdades e continuar a minha carreira literária.Um dos três livros que estão sendo revisados o título cai muito bem para o interior de Minas: "NOS CORREDORES DO FÓRUM". 
Logo a seguir, tendo em vista o meu depoimento importante e por haver deixado de pagar as anuidades,já que abandonei a profissão, fui excluído da OAB e não expulso como os poucos inimigos analfabetos querem divulgar quando se defendem das denuncias que fiz e farei. .Há uma diferença muito grande entre ser expulso e ser excluído.  E um destes analfabetos exerce a profissão de advogado, responde a ação judicial como Réu(0021101-16.2010.8.13.0775)Indiciado em Inquérito Policial(0012977-44.2010.8.13.0775) por uso de documentos falsos em ações, Assessor Parlamentar na Câmara de Vereadores e,acreditem é representante da OAB/Minas Gerais no interior mineiro esquecido pelas autoridades onde Juiz de Direito vem às quartas feiras, se for feriado não muda o dia, e, há mais de 25 anos,a Defensoria Pública foi afastada pelos politiqueiros e representantes da OAB que não querem que a maioria da população se defenda isenta de pagamento de custas judiciais e honorários advocatícios. 
 O mais hilariante é que a OAB/MG/Montes Claros já tomou conhecimento e,inclusive,na Ação em que é o Réu usava três números de CPF quando assessor de um prefeito no município de São João da Lagoa-MG do qual continua sendo advogado em várias ações. Então, o que adianta o nobre Conselho Federal da Ordem delegar poderes e confiar aos Estados a obrigação de cumprir o sagrado e importante Estatuto do OAB se os comportamentos dos advogados são filtrados no interior e nunca as verdades chegam à Brasilia-DF ! Portanto, no meu entendimento, cada estado brasileiro tem uma Ordem dos Advogados, já que,há mais de seis anos, o indivíduo que representa a OAB/MG/Coração de Jesus-MG não cumpre as suas obrigações como profissional,continua sendo protegido pelo seu cliente e ex-prefeito de São da Lagoa-MG,não respeita o Estatuto da OAB e a Constituição Brasileira. Talvez, ele tenha seguido o mesmo caminho tortuoso, na advocacia e na representação da OAB, do seu antecessor.Afinal, continua, também, impune.

Em Coração de Jesus-MG, a corrupção é tão grande que criei este blog. Confiram. 
http://coracaodejesusverdades.blogspot.com.br/

Assim sendo, esta matéria eu faço questão que chegue,mais uma vez, ao conhecimento do Presidente Claudio Lamachia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Vídeos,no Youtube,  do Jornalista Levi Lafetá
https://www.youtube.com/results?search_query=Levi+Lafeta+


domingo, 29 de janeiro de 2017

SOMOS ENGANADOS,A CADA SEGUNDO.



O Brasil não pode ser chamado de país. O Brasil é um Continente. E na sua imensidão encontramos tudo que queremos para viver bem,mas que os homens chamados maus políticos não deixam.São maus, porque a maioria dos eleitores aceita "vender" o voto por migalhas.Como votar num candidato rico que não receio de comprar votos! Com a conhecida fortuna que tem Eduardo Cunha precisava de ser Deputado Federal! Mas, votaram no homem. Não deixam porque quanto maior a extensão territorial, melhor para as mazelas. No tempo das Capitanias Hereditárias o Brasil era governado sem as facilidades de hoje. Entretanto, o que se vê são os  maus políticos querendo mais espaços. O nosso país não precisa de 26 estados e um Distrito Federal. Vejam o que está acontecendo nos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Como entender que não existe dinheiro para pagar os salários dos funcionários e dar um atendimento digno nos hospitais! O que se lê na mídia é que os salários foram parcelados e em até 24 meses. Barbaridade! Ora, se os Governadores  os receberam outro dia e hoje alegam calamidade financeira, por qual razão não pedem uma auditoria para se saber as verdades quanto aos seus antecessores! É muito estranho que o próprio Governo Federal se propõe a parcelar dividas de quem sumiu com o dinheiro que pagamos os impostos. Falando popularmente,até uma criança sabe que todo caixa de supermercado quando é substituído por outro para a segunda etapa do dia tem que dá conta do arrecadado. Governos Estadual, Federal Municipal são a mesmas coisa. Mas, o que se vê são governadores e prefeitos assumindo os postos e não exigem uma auditoria para informarem ao eleitor,pagador das lambanças dos antecessores, que o fulano de tal desviou,por exemplo,aquela verba que seria para melhorar a cidade para a sua conta bancária ou para patrimônio de amigo e parentes. Não, parece que existe a nítida intenção de nos chamar,por duas vezes,de otários. Sim, a primeira é durante a campanha eleitoral e a outra, quando assumem, não perguntam, na Justiça, ao "caixa",porque está faltando dinheiro. 

A população precisa continuar tomando conhecimento é que, tanto Governadores e Prefeitos, não perguntam,através de duras auditorias, é porque,infelizmente, existe um comprometimento muito grande porque os partidos políticos são bancas de negócios. Os partidos políticos são iguais clubes profissionais de futebol  que todos sabem do "buraco negro" na contabilidade mas muitos se candidatam porque não existe punição imediata. Sim, quando a "tartaruga" chamada Justiça chega a uma sentença o dinheiro desviado rendeu tanto que compra tudo,tudo e inclusive a certeza de que os maus políticos podem usar diversos meios para continuarem mandando nos municípios e nos governos estaduais. E alguns vão até dar continuidade aos projetos criminosos de seus antecessores. Eis a necessidade de ONG's,principalmente contra a corrupção, nos municípios onde há o maior índice de "deixa pra lá". 

Ora, meus amigos leitores,o que pensar de um país quando um senhor chamado Temer fazia parte de uma chapa eleitoral e andava com a Dilma como se fosse uma "canga de junta de boi", hoje é o homem que dá as cartas com cara de inocente! 
Sim, uma pergunta que não quer calar: " Será que tão endeusado Juiz Moro pensa como eu penso"?  

domingo, 15 de janeiro de 2017

QUE VENHAM NOVOS TEMPOS.



    Impossível afirmar que iremos exterminar a corrupção no Brasil. Depois que tomamos conhecimento que o ex-deputado federal Eduardo Cunha tem uma bagatela de 240 milhões de reais guardados, como acreditar na maioria dos políticos. O que um homem almeja na vida com essa fortuna guardada! Nada disso, o grande Lombroso já havia descoberto que nós nascemos para praticar maldades ou bondades. O seu Cunha é a prova de que a politica partidária está contaminada e que quem tem muito dinheiro e abraça a politica não é para fazer bem ao povo,mas sim para usar o povo. Por outro lado, descendo do Congresso para os municípios, não entendo porque existem as Câmaras de Vereadores. Elas, no ano passado, ganharam mais força. Sim, as Câmaras passaram a dar a palavra final se um Prefeito roubou ou não. E agora? Nas cidades que tem poucos vereadores a mutreta ficou mais fácil para se criar prefeitos corruptos ou para sair do armário pessoas que se passavam por boazinhas e se tornaram politicas. Não quero generalizar. Conheço muitos Vereadores honestos e outros que se candidataram. Infelizmente, é um minoria que luta pelo povo. Exemplo é aquele que com quatro mandatos, total de 16 anos, não tem um só projeto aprovado,perde a última eleição e é guindado a Secretário Municipal a pedido de um Deputado Federal. Impossível entender como alguém se candidata a prefeito, sabendo que a prefeitura está na falência! Será que esse mesmo candidato compraria uma empresa que estivesse no vermelho? Claro que não. Ai, estamos assistindo pela televisão as investidas do Juiz Moro naqueles Tubarões, enquanto isso, correndo por fora, os prefeitos, em quase maioria, usam e abusam dos cofres das prefeituras. Mas o que poucos percebem é que quem "alimenta" os Vereadores e os Prefeitos são aqueles "Eduardos Cunhas da vida" que continuam, sorrateiramente, na Câmara dos Deputados e Senado no Distrito Federal.Eles procuram o interior da Brasil. A população não tem que aplaudir, nos dias de hoje, aquele Senador ou Deputado Federal que arranja uma verba extra, chamada de emenda parlamentar, para o seu município. É bom que a população abra os olhos. A coisa é feita sempre usando o povo, como,por exemplo, parcelando salários atrasados. Sim, com o CND-Certidão de Nada Consta qualquer município vai continuar recebendo essas emendas que serão usadas em "obras",por vezes intermináveis, que passam por licitações nem sempre sérias. São para essas licitações que uma Câmara de Vereadores séria deverá ficar de olhos abertos,porque,normalmente, são os deputados interessados em emendas parlamentares que escolhem, a dedo, pessoa de sua inteira confiança para chefiar a Divisão de Licitações. Eu disse pessoa de sua confiança,mas, nem sempre, são pessoas não confiáveis dentro da sociedade. E as tais das emendas parlamentares vão dar "muitos pintos" se numa Secretaria forte estiver um Secretário,também, de confiança do "bondoso" Deputado que conseguiu as emendas. Ora, não estou escrevendo nenhuma novidade. Ligue o televisor e veja que,daqui a pouco, vem a noticia que Deputados ou Senadores receberam "propinas" por conta de obras e mais obras. Não existe propina só na Petrobrás ou no BNDS. Anotem, nenhum politico,seja ele qual for, não vai ao banco e tira dinheiro da conta da prefeitura ou do Estado. Ele precisa de obras e obras que passem por licitações e ai aumentam as suas fortunas. Assim são aqueles prefeitos que se enriquecem da noite para o dia,usando parentes como "laranja". E muitos deles ficam tão sujos com ações judiciais que escolhem como advogado outro sujo também para que tudo fique entre quatro paredes de gabinete.Um olhando o rabo do outro.Entra ano, sai ano certos políticos tem o mesmo advogado como verdadeiro cúmplice das malandragens,arquivo vivo, que é capaz de usar três números de CPF',s para ajudar a administração municipal,falsificam documentos e,quando são denunciados, à Promotoria de Justiça ou à Policia Civil, recebem aquela mão carinhosa na cabeça. Claro, o Brasil é um Continente e não dá para fiscalizar, ao mesmo tempo, cada cantinho do interior onde os políticos acham que podem fazer fortunas. E o pior, estão fazendo e dando aulas de como podem ficar impunes. Mas, sempre precisando enganar os eleitores durante a campanha politica. E assim, continua fortalecida a corrupção brasileira. 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

PRESIDENTE CLÓVIS NÃO CUMPRE LEI .


O Vereador Clóvis Pereira,Presidente da Câmara de Vereadores do município de Coração de Jesus-MG,além de não colocar em votação as contas do Prefeito Pedro Magalhães Araujo Neto, deixa de cumprir a sua obrigação de presidente ao não responder o pedido abaixo. Mas, por coincidência, o assessor jurídico, conhecido por Tim Tim, do senhor presidente é cunhado do advogado Antônio José Leal Junior que vem a ser parceiro do outro advogado Wendell Almeida Prates em ações hilariantes. E,por outro lado, os dois advogados,citados na petição, são pessoas fortes dentro do PR - 22 - do senhor Ronaldo Mota Dias. Donde se conclui, depois de uma inesperada derrota nas urnas, o Vereador Clóvis Pereira queira virar o ano muito bem com o governo do Senhor Robinho Dias. Entretanto, sabemos que a intenção do prefeito eleito é de mudanças profundas na administração que se encerra no próximo dia 31. Assim espera a sociedade corjesuense: aproveitar pessoas que demonstrem capacidade e personalidade forte. 


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

E A POLICIA FEDERAL NÃO CHEGA AO MUNICÍPIO DE CORAÇÃO DE JESUS-MG !




E a Polícia Federal não chega ao norte Mineiro!

No vídeo,chegada do ex-Governador Sérgio Cabral ao Presídio Bangu 8,porque ajudou a desviar uma fortuna de mais de duzentos e trinta milhões de reais dos cofres públicos.A população carioca comemora,com fogos, a chegada do criminoso ao presídio. Uma verdadeira fortuna roubada em prejuízo de crianças,adultos e da terceira idade. 

Por outro lado,qual a demora da JUSTIÇA chegar ao norte de Minas Gerais para prender prefeito desumano que fica três meses sem pagar salários dos servidores da saúde e, como avisasse que não tem medo das Leis, deposita,apenas, MEIO SALÁRIO? Qual é o mistério que está protegendo quem tem a amizade do presidente da OAB/MG/CJ (direitos humanos que nada!) e de advogado filho de Procurador do Ministério Público mineiro! Nada o atemoriza e anda tranquilamente pelas ruas sem ser punido ! Por onde andam as dezenas de denúncias protocoladas junto ao Ministério Público em Montes Claros-MG e Coração de Jesus-MG? Os denunciantes estão sem respostas, há mais de 24 meses. Não falando no total comprovado de mais de hum milhão,cento e setenta mil desviados da Secretaria de Transportes. Que força é esta maior do que tinham os ex-governadores Sérgio Cabral e Garotinho! Quem mais, fora do município, está levando vantagem das gordas verbas que são destinadas ao pagamento dos servidores do município?

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

CORAÇÃO DE JESUS-MG PRECISA DE NOVAS LIDERANÇAS. SE NÃO...




Durante algumas décadas, as eleições municipais corjesuenses eram disputadas falando os nomes dos caciques. Os partidos ficavam em segundo plano. Nas recentes eleições, surgiu, apenas, o jovem Tiago Costa (34 anos) como um futuro líder politico. Em compensação, o que ficou marcado, dois velhos "caciques" da politica, praticamente, foram castigados. E um terceiro será observado, diariamente, se intervirá nos destinos da prefeitura no período de 2017 a 2020. 

Entendo que estamos numa democracia e que é um direito do cidadão corjesuense, que provou não ser mais o mesmo de oito anos atrás, ao decidir que oito vereadores deviam ser substituídos. As nossas filmagens das Sessões da Câmara de Vereadores ajudaram,bastante, aos eleitores na hora de votarem. Vamos continuar gravando e mandando às casas daqueles que não podem comparecer. 

Ia me esquecendo,já provei que não me abalo com perseguições. O meu currículo não tem servido para ser convidado para fazer dobradinha politica, mesmo que nunca aceitasse. Mas, tem servido muito para que os meus seguidores me deem credibilidade. Em 2014, filmei a Creche abandonada, no bairro Diamante II, que motivou a prisão do senhor Toninho Cordeiro na última semana. Em Coração de Jesus-MG,no currículo,para ser convidado para assumir um cargo importante, tem que andar em carro bonito,mesmo que seja financiado em oitenta meses, e dizer amém a certos empresários. Esta tem sido a politica do nosso interior. Aviso aos navegantes,este blogue vai continuar, por muitos anos, aplaudindo e criticando construtivamente. Um pouco do meu currículo está no Youtube Leví Lafetá,para aqueles que não me conhecem.

Então, vejamos. Até pouco tempo, aproximavam as eleições, pelas esquinas, o povo só falava em Arlen Santiago, Toninho Cordeiro e Ronaldo Dias. Os números dos partidos eram deixados de lado. O Arlen Santiago, com o critério de nunca apoiar um corjesuense da gema, tentou com o Netin da Prefeitura e não foi feliz. A sua cotação caiu mais ainda. O Toninho Cordeiro, querendo guardar os seus segredos, claro isso é normal, empurrou o seu filho Junior Cordeiro, de 28 anos de idade, que não sabe andar na sede do município.Nunca morou no município. São falhas da Justiça Eleitoral. E, por último, por ações judiciais,muitas originárias quando foi prefeito, Ronaldo Dias, que todos sabem ser o líder, há décadas, do partido 22, lançou seu irmão Robinho e venceu as eleições. O prefeito Robinho relutou em me dizer,tomando café comigo na padaria, em dizer que o seu irmão não interferirá na sua administração. Este será um dos seus grandes desafios. E, para muitos, foi uma surpresa o PEN se unir ao 22. Qual a razão? - Muito simples. O presidente do PEN Tarcísio Rocha, por dois anos, disse que não faria coligação e, também, não abriria mão em ser o candidato a prefeito.Ele passou a ser a grande esperança dos corjesuenses,pelos seus posicionamentos contra a mesmice na politica.Realmente, foi de estranhar. Mas, se nós analisarmos, friamente, o número de votos do Junior Cordeiro e do Robinho, nitidamente, verifiquei as forças que ainda existentes do Toninho Cordeiro e do Ronaldo Dias. E para solidificar, o 22 mostrou a sua força no município vizinho de São João da Lagoa-MG com a vitória de Carlin Dias, também, irmão do Ronaldo e Robinho. Não vamos tampar o Sol com a peneira. Essa é a realidade da politica corjesuense.

O que tudo isso significa é que, para mudar esse quadro, há uma necessidade, urgente, do surgimento de novas lideranças.

O PT - Partido dos Trabalhadores, mais uma vez, não foi feliz com a candidatura do Senhor Eliezer Soares. Como presidente do PT, não soube aumentar o número de filiados e se firmar, definitivamente, como um politico que tem condição em mudar a história interna do PT corjesuense. São 28 anos e o PT não elegeu,sequer, um Vereador. Durante a campanha ficou só,como eu,também, fiquei em 2008. Não se sabe os motivos que não teve o apoio do Cicero do Sindicato. Se o Senhor Eliezer quiser alcançar um lugar mais alto na politica corjesuense terá que optar: ou mudar de partido ou fazer cumprir, ao pé da letra, o estatuto do PT. O PSOL, se desvinculou do PT e está se dando bem no cenário nacional. Eis uma sugestão. "Os TEMERrosos" não vão deixar o PT em paz. 

O Netin deve estar arrependido de não ter se preparado melhor para a disputa. Principalmente, sair do automóvel e conversar com a população. Teve uma grande decepção nas urnas. O Pedrinho manteve o PSC-20 com os seus familiares, pulou para o 23 e não se candidatou. O atual prefeito, ao ser eleito em 2012, deixou escapar a sua maior chance na vida e se tornar um verdadeiro Rei Corjesuense. Foi depositada nele a esperança de o município se livrar, de uma vez por todas, dos "coronéis" e dos corruptos que continuam soltos e dispostos a continuar sangrando a prefeitura. O certo, depois que sofreu o AVC, seria ter se afastado da prefeitura e se preparado para a campanha politica. Acabou sozinho. Até os dois advogados do seu escritório se mandaram e inauguraram outro escritório bem pertinho do Fórum. Não esquecendo que um deles é efetivo desviado de função. Será que vai continuar com o escritório e ganhando da prefeitura sem trabalhar às 240 horas mensais! Bom, espera-se que a Promotora esteja errada dessa vez quando disse: 
“Há anos, só muda o nome do Prefeito, o resto é igual."
Quanto ao Terezino é um grande apaixonado por politica. 

Toda a população, quem votou ou não, espera, para o bem do município, é que a dupla Robinho/Tarcísio administre a prefeitura com amadurecimento, sem perseguir aqueles que externam as sua opiniões, coloquem nas secretarias pessoas capazes e que trabalhem tempo integral, sem olhar partido, não tragam de volta para dentro da prefeitura os mesmos advogados que, um dia, vão se aposentar por serem conhecidos como "advogados da prefeitura".  Eles não devem esquecer que amigos são amigos, mas a prefeitura é do povo. 

Outro ponto importante, aqueles 13.583 eleitores (21.561 eleitores-7.978 votos do Robinho) que não votaram na dupla Robinho/Tarcísio estarão fiscalizando se aqueles mesmos de cadeiras cativas continuarão a dizer: “O meu prefeito é bão (escrito assim mesmo)." São aqueles que fizeram carreiras e se apresentam aos eleitos dizendo:” no fundo nós votamos em vocês, já que nós estáva cheio do que saiu (o erro de português existe na fala deles).”.  

RESUMO FINAL:

22 - Robson Adalberto Mota Dias ...................... 7.978 votos

27 -  Antonio Cordeiro de Faria Junior............... 6.164 votos

25 -  Tiago Domingos Costa Cavalcanti...............    854 votos

40 -  Angelo Pedro Neto ........................................    756 votos

13 -  Eliezer Ferreira Soares.................................     186 votos


50 -  Terezino Gonçalves de Oliveira ...................       46 votos

23 -  Pedro Magalhães Araújo Neto ....................       15 votos

Total ........................................................................  15.999 votos

Votos válidos ........................................................... 15.938  

Votos em branco......................................................       316

Votos nulos ..............................................................       913 

NÚMERO DE ELEITORES ................................  21.561 

NÃO VOTARAM ...................................................   4.394


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

É MUITO FÁCIL CRIAR UMA ONG. CONFIRA







PASSO A PASSO
Pesquisa no Google

O movimento da sociedade, visando emancipar-se do comodismo de esperar que o governo resolva tudo, ganha força com a união das pessoas, em organizações não governamentais (ONG).

Caracterizam-se como ONG as entidades que não têm finalidade de lucro e não derivam do poder público, congregando objetivos sociais, filantrópicos, culturais, recreativos, religiosos, ecológicos ou artísticos. 

Mas, afinal, como podem as pessoas agruparem-se e, de forma consistente, mobilizarem-se na execução de tais objetivos?

O primeiro passo para se constituir uma entidade não governamental (ONG) é a mobilização, convocando-se uma reunião informal através de telefonemas, cartas, anúncios, panfletos e jornais, ou outros meios, para atrair pessoas em relação à importância da criação da entidade respectiva, marcando uma data e horário para uma apresentação inicial dos objetivos e atividades da mesma.

Sugere-se a formação de uma "Comissão de Redação do Estatuto Social", um grupo pequeno e ágil, no sentido de formular e apresentar uma proposta de Estatuto que será discutido, analisado, modificado (se necessário) e finalmente aprovado pela Assembleia Geral (a ser convocada).

A partir da identificação dos interessados em participar da ONG, faz-se expedição de uma carta convite à cada pessoa, contendo o dia, hora, local, além dos objetivos desta e da pauta da reunião, para a realização da Assembleia Geral de fundação, a aprovação do Estatuto e a eleição da primeira Diretoria.

O Estatuto deverá conter, entre outros assuntos:
-nome e sigla da entidade;
-sede e foro;
-finalidades e objetivos;

-formas de captação de recursos;
-os associados e seus tipos, entrada e saída, direitos e deveres;
-poderes, tais como assembleia, diretoria, conselho fiscal;
-tempo de duração;
-como os estatutos poderão ser modificados;
-como a entidade é dissolvida;
-qual o destino do patrimônio, em caso de dissolução.
No dia da Assembleia, registra-se em livro de presença o nome e assinatura dos presentes. Deve-se registrar também, no Livro de Atas, a aprovação do Estatuto e a eleição da primeira Diretoria e dos Conselhos, assinadas pelos presentes.

Segue-se a eleição da Diretoria, e sua respectiva posse, de acordo com as normas do Estatuto aprovado pela Assembleia Geral, bem como do Conselho Fiscal e outros Conselhos que comporão a ONG.

A seguir, registra-se o Estatuto no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, obtendo-se posteriormente o CNPJ junto à Receita Federal.

A partir do registro, a entidade tem existência legal, e pode, dentro das normas estatutárias, receber contribuições, atuar para atingir seus objetivos e angariar associados e mantenedores.