Recordando

sábado, 24 de dezembro de 2011

10 METAS PARA 2015

                                                Não arrumar problemas.






                                    Encarar desafios.
                       Concentrar-se no trabalho.
                                  Fazer exercícios.
                                Ajudar o proximo.
                            Cuidar dos amigos. 
                    Estar preparado para dias difíceis.
                              Descansar mais.


 Acreditar que nada é impossível.  
                     E, é claro...    Sorrir sempre.


 Aqui, falamos sempre duras verdades,mas o momento é para concentrarmos as forças para que venham dias melhores.Mas, é verdade que seria bom cumprirmos estas dez metas. Assim,o mundo seria bem melhor! 
FIM DE ANO : RELAXAR É PRECISO.

FELIZ NATAL E NOVO ANO COM TODAS
ESTAS METAS CUMPRIDAS.

GRANDE ABRAÇO
Leví Lafetá
lafeta_levi@hotmail.com





sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL E 2012 CHEIO DE ALEGRIAS !

CHUTEIRAS DE VÁRIOS MODELOS E ANOS.

                            O futebol tem tido um crescimento assustador. As chuteiras eram pesadas e provocaram calos nos pés dos jogadores. Os anos foram passando e o futebol ficou mais rico. Hoje os astros da bola entram em campo calçados com verdadeiras sapatilhas de tão leve que são as chuteiras.

Administração pública : buracos e mais buracos.

Rua Comendador Lafetá,ontem e hoje, no buraco está pedra de tapiocanga,
                                

               Obras paliativas não resolvem.As chuvas mostram a verdade abrindo verdadeiras lacunas no asfalto. Os governantes mudam e os métodos de engôdos são os mesmos.Esta foto foi tirada no ano de 2006 na administração do Prefeito Ronaldo Mota Dias. Muitas criticas de pretensos candidatos à cadeira de Prefeito e daqueles candidatos a Vereadores que queriam fiscalizar o uso de verbas públicas.O que se vê no Município de Coração de Jesus-MG é igual em muitos outros municípios espalhados pelo Brasil onde as Câmaras de Vereadores não cumprem com a obrigação de cobrar do Prefeito mais conforto para os moradores. Não se afirma que todas as Câmaras são iguais. Pelo contrário,existe um minoria, como o da Município de Campinas-SP, que acaba de colocar na rua o segundo Prefeito em menos de quatro meses. As próximas eleições estão chegando e eis o momento do povo tomar conhecimento dos direitos que adquirem quando vão às urnas. O que está fazendo o Vereador que você elegeu?

POLITICAGEM INTERNACIONAL

Ruas esburacadas em Portugal

Abrem-se os espaços nos jornais, emissoras de rádio e televisão apontando os erros dos administradores públicos. A conclusão que chegamos : a politicagem é uma doença incurável e transmissível que espalhou pelo mundo. Da politicagem surgem os corruptos que procuram usar as verbas oficiais para realizarem obras que são descartáveis e necessárias de seis em seis meses. Assim, são criadas as notas de serviços e, mais e mais, crescem o número de empresas que querem "trabalhar" para politiqueiros em todas as partes do mundo.E os politiqueiros gostam de fazer obras para que possam engordar as suas contas bancárias e de seus eternos assessores.Se não fazem obras, não são extraídas notas fiscais e, consequentemente, não há lucros(?). Fiscalização? Ela existe no papel. Aqui como na Europa, existem aqueles que são eleitos para fiscalizarem.Mas,também,na sua maioria não passam de politiqueiros.E no meio fica o povo sem nenhuma atenção e poucos direitos.  Chegará um dia que os eleitores saberão detectar os candidatos  políticos deixando de lado os politiqueiros. 
Ruas esburacadas em Portugal

 

REI PELÉ JOGOU PELO VASCO.


Foto 1: Poucos sabem que o clube do coração de Pelé sempre o foi o meu Clube de Regatas Vasco da Gama e disputou um Torneio internacional com a camisa da Gigante da Colina.

Fotos 2 e 3 : Quando jogador do Santos, o menino Pelé, nas sua folgas, dava uma chegadinha na sua cidade natal Três Coração-MG para visitar os seus parentes e amigos. (Fotos do meu arquivo particular).

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A ISCA. - Primeiro Capitulo



 Quando se fala em  isca, vem logo a imagem de peixe ou de rato. Sim, isca para pescar e isca para pegar aquele rato. E ficamos dias e noites a espera que o camundongo caia na nossa armadilha. E o peixe?   Ah!! Esse então faz com que fiquemos chateados ao levar a nossa isca diversas vezes. Tanto o primeiro como o segundo não descansamos enquanto não pegarmos. 


Em nossas vidas encontramos gente-camundongo e gente-peixe. Pense se não estamos certos! Quantas vezes é passado para trás e você conhece a figura e não tem como a processá-la por falta de provas! Mas, você sabe que foi passado para trás. Então, você começa a armar a ratoeira ou colocar a isca no anzol para pegá-lo.
Tomamos conhecimento de fato interessante que aconteceu durante 64 anos em Minas Gerais. Por ser uma história que teve um final surpreendente, iniciaremos o relato neste primeiro capítulo e ao final daremos os nomes dos personagens. Ou melhor dos que caíram na ratoeira porque os peixes são saborosos e nos dão alegrias nas pescarias tirando o estresse de cada dia.
   “   Em 1934, como se faz nos dias de hoje, a senhora Maria querendo garantir o futuro dos primeiros filhos, comprou um alqueire de terra que ficava encravado no meu do mato. Sabe aquele terreno que o seu vizinho fala : “ fulano, você está maluco! Esse alqueire (+- 48.000 m2) está bem fora do centro da cidade.” Mas, a dona Maria comprou. Era um alqueire que futuramente seria muito bom para os dois filhos. E era tão longe do centro da cidade que já existia dentro do terreno uma criação de gado e um grande curral. A dona Maria não pensava que um dia os seus filhos fossem ter a felicidade de morarem fora do município. A menina se mudou para Montes Claros e o menino para a cidade do Rio de Janeiro que era a capital do Brasil. Montes Claros se tornava uma cidade tipo capital por ser grande e com bastante recursos para a população crescer. A cidade da dona Maria crescia a passo de tartaruga e as dificuldades eram tão grandes que a estrada que ligava a Montes Claros era de chão batido e na época das águas ficava intransitável. Os anos foram passando e na década de 70 o filho homem da Dona Maria foi visitá-la e tomou conhecimento de que aquelas famílias que se consideravam ricas havia invadido o seu alqueire de terra. Imediatamente, procurou dialogar com as famílias invasoras que usaram como farsa o nome de um clube. Uma farsa que ocupava apenas 2.441 metros quadrados e o restante dos 48.000 metros quadrados estava sendo usado criminosamente para construção de casas residenciais e, para agradar o Estado construindo Colégios e posto de Saúde. O proprietário de metade do alqueire de terra entrou com a Ação de reintegração de posse, ganhou e não levou. Por que não levou?  Foi mais uma armação dos falsos ricos. O que aconteceu foi...
(A continuação é o segundo capítulo a ser publicado nos próximos dias. A ISCA, desta vez, foi um alqueire de terra que desvendou o mistério de tantas riquezas de famílias consideradas honestas. Aguardem, os nomes serão publicados. E a ISCA continua até hoje pegando desonestos advogados, políticos, policiais, cartórios, funcionários de órgãos que deviam coibir as injustiças. TUDO INDICA QUE ENQUANTO OS DESONESTOS ESTIVEREM QUERENDO COMER A ISCA,OUTROS SEGREDOS SERÃO DESVENDADOS ORIGINANDO OUTROS PROCESSOS CRIMINAIS E PEDIDO DE INDENIZAÇÃO. E POR FALAR EM SEGREDOS, SÃO TANTAS AS HISTÓRIAS DESSAS FAMÍLIAS QUE EXISTE UMA PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: " Quem matou Lado?") AGUARDEM OS PRÓXIMOS CAPÍTULOS.


OUVIDORIA TER / MG


 Se você considera que os serviços do TER/MG atendem suas expectativas, conte para todo mundo. Caso contrário, conte com a Ouvidoria.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais tem por missão garantir ao cidadão o exercício do direito de votar e ser votado.
Uma das ações realizadas para melhor trabalhar na conquista desse objetivo é a instituição da Ouvidoria pelo TER de Minas Gerais.
Denúncias, reclamações, sugestões e elogios sobre a atuação dos Juízes, promotores e servidores da Justiça Eleitoral mineira, tanto dos Cartórios, quanto da Secretaria, devem ser encaminhadas ao Ouvidor.
É o Ouvidor quem tem a função de defender os direitos e garantias fundamentais do cidadão e de promover o aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.
A Ouvidoria é o seu canal direto da comunicação com o Tribunal Regional Eleitoral e o objetivo desse serviço e atender com presteza, eficiência e transparência, todas as demandas dos eleitores de Minas Gerais.
Para isso, são disponibilizadas três opções de contato.

Fale com a Ouvidoria do TER:
Telefones: (31) 3307 – 1160 / (31) 3307 – 1169
Avenida Prudente de Morais, 100 – CEP 30380 – 002 – Cidade Jardim – Belo Horizonte – MG.

RECURSOS HÍDRICOS: CADASTRO DE USUÁRIOS


INFORMAÇÕES SOBRE O CADASTRO DE USUÁRIOS – BACIAS HIDROGRÁFICAS DO NORTE DE MINAS GERAIS – SF6, SF7, SF8 E SF9.

Diante dos diversos usos da água, da necessidade de garantia de sua qualidade e quantidade, priorizando o consumo humano e a dessedentação animal, a sociedade se obriga a cuida deste precioso bem natural com instrumentos apropriados e eficientes. Desta forma a gestão de recursos hídricos acontece de forma descentralizada e participativa obedecendo a Lei Nacional 9.433/97 e a Lei Estadual que regulamentam a gestão dos recursos hídricos através das bacias hidrográficas.
Para esta gestão foi criado o CADASTRO DE USUÁRIOS de recursos hídricos que é a regularização de todos que usam a água em uma bacia hidrográfica, ou ainda, dos lançamentos de efluentes gerados em processos produtivos, desde que não seja por concessionária de água (distribuição ou rede de esgotamento sanitário).
PARA O CADASTRAMENTO O USUÁRIO PRECISA TER EM MÃOS:
 1 – A outorga (se possuir);
2 - CPF;
3 - CNPJ (se possuir)
4 - Informações de consumo de água;
5 - Vazão da bomba e potência do motor.
MAIS INFORMAÇÕES:
IRRIPLAN Engenharia Ltda.
Rua Marília de Dirceu, 108 / 113 – Lourdes / CEP: 30.170 – 090 – Belo Horizonte – MG
Telefax: (31) 3337 7044 ou 2552 1043 / 2552 1044

QUEIMADA? APAGUE ESSA IDÉIA.


        Campanha de combate às queimadas e incêndios florestais.
O QUE É INCÊNDIO FLORESTAL?
É a propagação do fogo, em áreas florestais e de savana (cerrados e caatinga), normalmente ocorre com frequência e intensidade nos períodos de estiagem e baixa umidade ambiental.
OS INCÊNDIOS FLORESTAIS PODEM SER CAUSADOS POR:
. Causas naturais, como raios, concentração de raios solares por pedaços de cacos de vidros em forma de lente, embalagens de alumínio;
.  Imprudência e descuido de caçadores, mateiros ou pescadores, através de pequenas fogueiras em acampamentos;
. Perda de controle de queimadas, realizadas para “limpeza” de pasto;
. Tocos (bitucas) de cigarro acessos jogadas às margens das estradas;
. Incendiários e/ou piromaníacos.
DANOS CAUSADOS:
. Destruição da vegetação e facilitação dos processos erosivos;
. Redução da biodiversidade e da fertilidade do solo;
. Alteração e redução no desenvolvimento da fauna;
. Redução da proteção dos olhos d’água e nascentes;
. Poluição do ar;
. Perdas humanas; desabrigados e desalojados;
. Redução das oportunidades de trabalho através do manejo florestal.
DICAS PARA ENVITAR INCÊNDIOS FLORESTAIS:
. Nunca faça queimadas sem a orientação/autorização dos órgãos ambientais.
. Faça aceiros nas cercas entre a mata e/ou pasto;
. Não jogue toco (bituca) de cigarro aceso próximo a matas e beira de estradas;
. Apague sempre as fogueiras quando deixar o acampamento;
. Avise imediatamente, em caso de incêndio florestal, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou a Polícia Ambiental  ligando 190.
 PROVOCAR INCÊNDIO EM MATA OU FLORESTA É CRIME.
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. Lei 9.605/98

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DOENÇAS CERCAM O MUNICÍPIO.


                                  Há mais de 20 anos, o lixo da cidade Coração de Jesus-MG é jogado em local não apropriado. Em 2007, através do nosso Jornal TRIBUNA MINEIRA, fizemos a denuncia e levamos ao conhecimento das autoridades estaduais e nenhuma providência foi tomada. Na oportunidade, vimos de perto que bovinos se alimentam da comida azeda e bebem água suja. Pela TV e emissoras de rádio tomamos conhecimento da preocupação com a saúde do povo. E em Coração de Jesus-MG? Aí está um dos motivos que o hospital está lotado. Não existe interesse político para colaborar com os açougueiros quando precisam matar para vender a carne. 


RODOVIA MISTERIOSA !

Afinal a política ajuda ou atrapalha? No caso da rodovia que liga o Município de Coração de Jesus-MG ao Município de Brasilia de Minas está atrapalhando. Entra Governador sai Governador e a rodovia continua inacabada. Inacabada? Mas, no http://www.google.com.br/ está como totalmente asfaltada. Então, aquela pergunta que não quer calar: " O que fazem os Deputados (Federais e Estaduais), os Prefeitos e os Vereadores dos dois Municípios?" Voltaremos a tratar do assunto com mais profundidade, já que em 2012 teremos eleições para Vereadores e Prefeitos.

DEUS NÃO ESQUECE OS BONS.


Certamente, Deus deve ter deixado de lado aquelas pessoas que pensam em praticar maldades de todos os tipos. Pense e repense se você é merecedor da atenção de DEUS.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

ABUSO DE PODER NO NORTE DE MINAS.



Entra ano e sai ano, o norte de Minas Gerais continua sendo "administrado" pelos políticos que abusam do Poder. Tanto faz se são grandes ou pequenas cidades. Prevalece a vontade do politiqueiro em todos os setores que a sociedade depende.Neste ano foi alcançada uma certa diminuição de ilegalidades praticadas.Entretanto, não se pode entender como os poderes que são criados para coibirem abuso ainda não desembarcaram naquela região mineira. Coisas absurdas passam pelos olhos do povo que se sente desprotegido. É fácil ver a corrupção no meio das ruas,assim como elementos compradores de votos se enriquecendo a olhos vistos e as cidades e a juventude abandonadas. Andamos e vimos perplexos o Legislativo(Vereadores),tomando café,almoçando e jantando com o Executivo (Prefeitos). Ora, o Legislativo não é eleito para fiscalizar o Executivo?
Veja o que encontramos na internet.



                                              Escravo brasileiro, por Debret.


Abuso de poder é o ato ou efeito de impor a vontade de um sobre a de outro, tendo por base o exercício do poder, sem considerar as leis vigentes (importa esclarecer que a noção de abuso de poder carece sempre de normas pré-estabelecidas para que seja possível a sua definição). Desta maneira é evidente que a palavra "abuso" já se encontra determinada por uma forma mais subtil de poder, o poder de definir a própria definição. Assim que o abuso só é possível quando as relações de poder assim o determinam. A democracia direta é um sistema que se opõe a este tipo de atitude. O abuso de poder pode se dar em diversos níveis de poder, desde o doméstico entre os membros de uma mesma família, até aos níveis mais abrangentes. O poder exercido pode ser o econômico, político ou qualquer outra forma a partir da qual um indivíduo ou coletividade têm influência direta sobre outros. O abuso caracteriza-se pelo uso ilegal ou coercivo deste poder para atingir um determinado fim. O expoente máximo do abuso do poder é a submissão de outrem às diversas formas de escravidão.
Poder

                                                            Trabalhadores no campo de concentração de BuchenwaldAlemanha.
A noção de poder mais amplos e complexos do que o mero exercício da arashmed sobre outrem. O poder pode ser exercido desde as formas mais sutis até aos níveis mais explícitos e comumente identificáveis. Assim sendo, caracterizar o abuso de poder deixa de ser uma tarefa de simples identificação da ação do forte sobre o fraco, passando a considerar que o poder, em determinadas situações e circunstâncias, muda de mãos e ganha nuance implícita, que dificultam a identificação do abuso do mesmo.
Uma pessoa em situação desvantajosa que saiba identificar em que aspectos têm poder pode usar de artifícios abusivos para sair da posição desvantajosa. Isso pode ser facilmente identificado em países democráticos, nos quais os direitos das minorias são salvaguardados e que indivíduos pertencentes a estas minorias aproveitam-se do argumento do politicamente correto para neutralizar seus adversários em questões jurídicas, por exemplo. Nestes casos, o direito adquirido legitimamente e ideologicamente correto, aceite socialmente, passa a ser uma forma de poder nas mãos de quem o detém. Poder este que pode ser exercido da forma genuína ou da forma abusiva, dependendo do caso.
              --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para refletir:" Se o leitor não procurar conhecer as intenções do candidato,o voto se torna uma arma contra o próprio."(Leví Lafetá)

SELEÇÃO DE 70 SEM ESPECIALISTA CAMISA NOVE.



                                            O futebol brasileiro já teve grandes momentos que lembram o Barcelona de hoje. No dia do grande massacre (4 x 0) os comentaristas um pouco despreparados diziam da maravilha que foi o Clube Espanhol Campeão do Mundo de 2011 jogar sem um especialista camisa nove.Com os meus pedidos de desculpas aos meus colegas jornalistas: comentar futebol não é dizer o que fariam se estivesse no lugar do técnico. Quando o Brasil estava se preparando para disputar a Copa de 70 no México foi chamado o  comentarista João Saldanha.Ele foi o único comentarista que entrou em campo e ensinou como poderíamos ganhar a Copa aproveitando os melhores jogadores que estavam atuando. Ele dizia: Seleção é o melhor do momento. Convocou vários craques que eram titulares nos seus clubes: Gérson e Rivelino titulares da camisa dez no Botafogo e no Corinthians Paulista, Tostão e Jairzinho no Cruzeiro e Botafogo.O comentarista fez o simples e escalou : Jairzinho (camisa 7),Gérson(camisa 8), Tostão (camisa 9),Pelé(camisa 10) e Rivelino(camisa 11).O antigo cabeça de área Clodoaldo aparecia como elemento surpresa e marcou diversos gols com as caídas do Tostão pelas beiradas do campo.Todos os talentos brasileiros foram aproveitados. Se fosse nos dias de hoje o Rivelino teria que disputar com o Gérson,Jairzinho com Tostão. O que aconteceu: Foi muito simples, a movimentação foi tão perfeita na Copa do México que todos marcavam gols e ainda o lateral direito Carlos Alberto se enfiava pela área adversária e quando não dava passes fazia gols. (Hoje o Daniel faz o mesmo no Barcelona). O João Saldanha se aborreceu com as críticas injustas da mídia e passou o bastão para o Zagalo que,calçando as sandálias da humildade, não mudou o plano de jogo,foi tri-campeão e foi aplaudido pelo mundo futebolístico.
                               E aí somos obrigados a ouvir o Murici dizer:   " Se fizermos isso no Brasil podemos ser presos." Acho que o Murici devia ser comentarista esportivo da Globo,depois dessa.

MESSI? NÓS JÁ TIVEMOS UM MELHOR.




                            Não vamos desvalorizar tanto o futebol brasileiro colocando o Messi no pedestal! Nada disso. Eu como vascaíno, estou numa posição muito confortável para afirmar que Zico foi mais completo do que o Messi. Esta história que nenhum jogador de futebol corria com a bola colada ao pé como Messi é uma balela muito grande. O Zico foi mais completo, porque além de correr com a bola coladinha ao pé usava com perfeição as duas pernas. Cobrava falta com se colocasse com mão no ângulo do goleiro e tinha uma visão de campo excelente.O Messi, é um jogador de muitos recursos,assim com vi o Maracanã lotado aplaudir o Zico dando titulos ao Flamengo.Lembrando que o Galinho de Quintino não se saia bem na Seleção lembrando o Messi de hoje.  Mas, vamos mais adiante. O time do Flamengo que foi campeão do mundo jogava tanto quanto o Barcelona joga hoje.Era muito difícil ganhar de um time que tinha Zico , Andrade, Adílio, Raul e outros que conhecemos. Zico encantou o mundo e se transferiu para o futebol Italiano onde fez história sempre como titular. Um detalhe importante que o ele, tendo como treinador Zagalo, iniciou como profissional acima dos 2o anos quando o Velho Lobo precisou de um ponta direita. Ele entrou, resolveu e sem muito marketing ganhou a camisa 10 que eternizou. Homem sério em tudo que fazia,inclusive chegou a Ministro do Esportes, nunca forçou a barra para que os filhos seguissem a sua profissão. Zico foi um profissional que serviu de exemplo para os novos que apareceram na Gávea e em outros clubes.Gosto muito do Pelé, como ex jogador, mas não gosto quando ele aceita compararem qualquer jogador como o seu futebol de antigamente. Nunca a imprensa divulgou :" fulano é um novo Zico". Que me lembre, dezenas foram chamados de Pelé. 

NEYMAR , ATÉ AQUI, UMA PROPAGANDA ENGANOSA".


Foi um desastre? Não,foi normal para nós que vivemos dentro dos bastidores do futebol há mais de 35 anos. O placar de 4 x 0 foi pouco. Os jogadores do Barcelona são profissionais até na hora de respeitarem os seres humanos. A "pelada" de fim de ano foi tão fácil que o Daniel Alves foi jogar de centro avante. Quem gravou a partida de futebol, bem amistosa, preste atenção na diferença de um iniciante no futebol chamado Neymar e um consagrado pela mídia o argentino chamado Messi. Só a TV Globo não percebeu que a diferença é muito grande. Enquanto que o Messi, com todos os títulos conquistados, voltava para marcar  o Neymar Junior ficava para no meio de campo olhando os profissionais tocando a bola. Ao final declarou: “Aprendi como se joga futebol”. Então, ele tem que devolver a pequena fortuna que ganhou até agora. Se não jogou bola, fez o que para ganhar tanto dinheiro? O jogadores do Bareça foram profissionais dentro e fora de campo.  As esposas e companheiras podiam dividir a cama com os seus maridos e companheiros. Isso é condenado no Brasil. E mais, podiam sair para fazer comprar. Tudo aquilo que foi visto na vitória do Barcelona é fruto de um trabalho árduo durante meses e meses. Nos países de primeiro mundo, principalmente na Europa, não existe aquela do jogador aguardar os dias do "coleta”. (é um termo usado que significa coletivo).O coletivo sempre foi prejudicial porque é uma partida de futebol muita disputada.Afinal,o titular quer segurar a posição e o reserva quer ser titular.No dia do jogo para valer o time está desgastado.Enquanto o Santos realizou um "coleta", o Barça descansou e numa sala trocou idéias assistindo as gravações dos jogos do Santos O futebol evoluiu há muito tempo e qualquer um que larga a chuteira no Brasil é treinador ou comentarista da Globo e Band. Lá os jogadores aprendem como se fosse aula de matemática. Os treinos técnicos, tácticos e físicos são realizados com seriedade. É muito simples entender. Os treinamentos dão a condição do treinador não ficar à beira do gramado reclamando de arbitragem e  culpando os seus pupilos. Os treinamentos técnicos e táticos são repetidos exaustivamente. Eis uma das razões de  brasileiros desembarcarem na Europa e não conseguirem a titularidade. Voltam desvalorizados. E quem deve estar satisfeito com o resultado da partida é a Diretoria do Real Madrid que chegou  à conclusão que Neymar é um segundo seu ex-jogador Robinho que esquentou por o banco de reservas e se tornou mais um jogador de futebol. O marketing que está nas costas do Neymar é muito grande! Nos bancos da Faculdade de Administração de Empresa (Sociedade Augusto Mota - RJ) o professor Arthur dizia para a turma: “Fazer marketing é repetir uma mentira até que se torne verdadeira." 






UM FINAL DE ANO BEM DIFERENTE !


Seria tão bom ao chegar o dia 25 de dezembro as pessoas  confessasse os seus pecados! Pecados que lhes foram prejudiciais e também aos seus semelhantes. Mas, nada disso acontece no mundo atual cheio de hipocrisia e ganância. Aquele que possui bens materiais passam por cima de tudo não interessando os meios para atingir os fins. Entretanto, acreditemos que esse final de ano seja diferente e que seja um início de uma reforma nas mentes de todos porque : 
 "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." 
(Charlie Chaplin)