Recordando

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Seleção brasileira quase perfeita.

Kaká e Ronaldinho farão falta.
A disputa de uma Copa do Mundo em outro país é bem diferente. Lá fora, quando o Brasil pisa na bola dentro de campo não tem mais de 60.000 torcedores xingando jogadores e treinador. Já na primeira partida contra a Croácia, caso o Brasil não esteja jogando bem, o torcedor brasileiro pegará no pé de algum jogador. No pé do treinador nem se fala! Além de uma disputa dentro do campo, o Brasil vive momentos difíceis fora dela com essas passeatas que a oposição ao Governo Dilma está fazendo. E entre uma partida e outra, o jogador sofrerá críticas duras de uma imprensa que não poupa o fracasso e do torcedor que não vai admitir perder uma Copa dentro de casa pela segunda vez. Não nos esqueçamos que a segurança nos estádios está vulnerável para um povo que estava acostumado com os alambrados para proteger juízes,bandeirinhas,treinadores e jogadores. 
Ora, impossível acreditar por qual razão a tão famosa e experiente Comissão técnica chefiada por Felipão não concorda que seria necessário convocar dois experientes jogadores como Kaká e o Ronaldinho. Não quero escalá-los como titulares. Nada disso. Eles fariam parte do banco de reservas e na hora que um Oscar e Neymar amarelassem um deles ou os dois entrariam em campo para acalmar os ânimos. Deixar de lado o jeito veloz de o Kaká sair da defesa para o ataque e o talento do Ronaldinho em enfiar uma bola entre os zagueiros para o atacante completar é acreditar muito em Papai Noel. Durante a partida, só a presença de um dos dois ou mesmo dois já faria o adversário pensar duas vezes em abusar da inocência de estreantes em Copa do Mundo. Sim, 75% da seleção brasileira não jogaram uma Copa do Mundo de futebol. Não basta jogarem no exterior longe de uma torcida de quase 200 milhões de treinadores que é o bastante para levantar a taça. 
Outro erro da Comissão foi convocar Jefferson, Fernandinho e Maxwell. O campeonato é uma competição rápida. Nenhum deles sairá jogando como titular. O Fábio merecia uma oportunidade por tudo que tem feito pelo Cruzeiro. Bastavam três laterais. O Luiz Gustavo,Daniel Alves,Dante e o Henrique sabem jogar pela esquerda. E quanto ao Fernandinho realmente confesso que, nos meus 40 anos ligado ao futebol, não entendi. O David Luiz tem sido um dos melhores cabeças de área do futebol europeu. O Fernandinho jogou apenas uma partida. Um gol foi o bastante para a sua convocação? 
O meu receio não fica somente nas peças que foram convocadas. O Julio César não me passa nenhuma tranqüilidade. Penso que é a hora e a vez do Vitor do Atlético sair jogando como titular. 
E por ultimo, a torcida não espera muito de jogadas milagrosas, como as do Ronaldo Fenômeno, por parte do Neymar Junior. Os estrangeiros já sabem como marcá-lo e jogá-lo contra a arbitragem. Portanto, se o Felipão está preocupado com o Marcelo em ser expulso, pode desconvocar o Maxwel que não fará falta e abrirá uma vaga para mais um atacante reserva de Fred e  Jô que não estão indo bem nos seus clubes. Mas, vamos rezar para que o lateral do Real Madrid não nos deixe com dez dentro de campo e nem a camisa amarela não seja as peles de Neymar e Oscar. 





Goleiros
Júlio César (Toronto-CAN)
Jefferson (Botafogo-BRA)  Entendo que Fábio do Cruzeiro está em melhor fase.
Victor (Atlético-MG-BRA)
Zagueiros
Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA)
David Luiz (Chelsea-ING) -
Joga,também, no meio do campo.
Henrique (Napoli-ITA) -
Joga,também, na lateral esquerda.
Dante (Bayern de Munique-ALE) - Joga,também, na lateral esquerda.
Laterais
Daniel Alves (Barcelona-ESP) - Joga,também, na lateral esquerda.
Maicon (Roma-ITA)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Maxwell (PSG-FRA) Como são poucos jogos, não havia necessidade de mais um defensor.

Meio-campistas
Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE) - Joga,também, na lateral esquerda.
Paulinho (Tottenham-ING)
Fernandinho (Manchester City-ING)Com o talento do David Luiz, não havia necessidade.
Hernanes (Inter de Milão-ITA)
Ramires (Chelsea-ING)
Oscar (Chelsea-ING)
Willian (Chelsea-ING) - Nada vai acrescentar .Kaká e Ronaldinho seriam mais uteis. 
Atacantes
Hulk (Zenit-RUS)
Bernard (Shakhtar Donetsk-UCR)
Neymar (Barcelona-ESP)
Fred (Fluminense-BRA) Inspira cuidados.Jogou pouco em 2013.
Jô (Atlético-MG-BRA) Não tem sido o mesmo do ano 2013. Perde muitos gols.