Montes Claros -Minas Gerais
Uma cidade com 450.000 habitantes ainda não conseguiu sucesso no futebol mineiro. Os motivos ? São muitos. Como ex-presidente do Ateneu,conhecido como o Broca, senti na pele o quanto é difícil administrar um clube de futebol na cidade de Montes Claros.
Existe um projeto para construção de um estádio de futebol, há mais de 50 anos. Infelizmente, já se tornou comum políticos não gostarem de futebol. Não consegui entender as razões que levam um prefeito a não pedir ao Ministro dos Esportes uma verba para concluir o famoso Mocão sem mesmo existir no papel. Na minha administração, sentava à mesa com os presidentes de todos os clubes mineiros,na disputa da segunda divisão, e não recebia nenhum apoio porque não existia como ganhar dinheiro ao disputar uma partida de futebol já que não existe estádio. Eles alegavam que as despesas eram grandes,porque tinham que pagar duas diárias de hotel alimentação e transporte. Lembro que numa partida importante para a classificação do Broca o meu time andava em campo.Os motivos foram aqueles usados na hora das refeições. Perdi de cinco a um, para um time fraco que não gostaria de lembrar aqui o nome. Era a guerra para não terem que se deslocar até Montes Claros.
Com muito amor pelo futebol, o FUNORTE e o Montes Claros Fute Clube penam, a cada ano, para chegarem à primeira divisão. E tão cedo vão chegar,enquanto os políticos não se interessarem em construir um estádio com a capacidade minima para 15.000 pessoas. Será perda de tempo,pensar que clubes do sul vão querer vir jogar neste norte mineiro.
Mas, mesmo assim, sabedor dessas dificuldade, foi registrado,este ano, na Federação Mineira de Futebol o Victoria Clube de Montes Claros,] que tem na presidência o jovem Reynaldo Pinto um apaixonado pelo futebol. Trata-se de uma pessoa simples, inteligente e com muita garra para tentar superar todos esses obstáculos. O Victoria Clube de Montes Claros, na minha opinião, com a vivência de 40 anos no futebol,é dos três que tem um pensamento,realmente, de clube empresa.
Certa ocasião falando com o Rui Muniz disse que futebol profissional não pode ser misturado com politica. Ou seja, disse que a diretoria de futebol não deve ser formada por cabos eleitorais. O resultado está ai. Quanto ao meu amigo Vile Mosseline lhe passei que no futebol não cabe mais como treinador aquele amigo que um dia jogou bola e jogadores que já tiveram as suas oportunidades e não souberam aproveitar. E mais, aos dois, Rui Muniz e Vile, também, lhes disse que não se contrata jogadores de empresários.Não basta ser rotulado de empresário para ganhar o titulo de grande entendedor de futebol. Muitos investem como se jogadores de futebol fossem sacos de batatas.A razão é que normalmente os jogadores de empresários que não estavam disputando campeonatos ou torneios estão dentro de casa nervosos porque não estão jogando. Ao serem contratados, como bons jogadores, ficam a maior parte no departamento médico.
Mas, o Victória Clube de Montes Claros está com uma mentalidade em procurar estádios em outras cidades para disputas de campeonatos e torneios.Por enquanto,o caminho é este. Mas, o ideal é aproveitar o grande momento politico que transformou Minas Gerais, com novos políticos da base do Governo Federal, e pedi aquela verba que está olhando para Montes Claros e construir um estádio moderno.
E mais, a Presidência do Victoria Clube de Montes Claros,inteligentemente, envereda por um caminho magnifico que é intercâmbio com clubes estrangeiros. Isto é muito bom,porque os investidores internacionais estão chegando.
Entretanto, existem outras soluções para se evitar que os clubes montes-clarenses não sejam prejudicados com o intuito de não galgarem à primeira divisão. O que é mais importante é a união dos três clubes profissionais e criarem um defensor de seus interesses na capital mineira. Não adianta ficar indo somente às reuniões. Urge que seja contratado um especialista na matéria futebol para que esteja presente diariamente, se possível, nos corredores da Federação Mineira de Futebol. Há necessidade de um maior entrosamento com os outros clubes. Um bom inicio para contratação de jogadores bem preparados numa parceria que será rentável aos dois.
O três clubes devem competir dentro de campo,mas,devem procurar uma solução para faturarem com a participação do torcedor. Existem maneiras para que isso aconteça. O sócio torcedor,neste momento, será difícil se o torcedor não receber alguma coisa em troca, enquanto não se inaugurar um bom estádio.Basta pensarem juntos que existe a saída e que os torcedores vão gostar e ajudar.
Aprendi vivenciando os bastidores do futebol que o importante é competir,mas, há necessidade de estar atento para não ser usado nas competições.
Portanto,uma representatividade do futebol de Montes Claros, fixa, em Belo Horizonte é importante nos dias atuais.
|
O segundo, da esquerda para a direita, o Presidente Reynaldo Pinto na reunião dos clubes na Federação Mineira. |