Fortaleza/ Ceará - Pela primeira vez, um clube de futebol vai usar as urnas eletrônicas para eleger o Presidente do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva. E para mostrar maior seriedade e evitar discussões co intuito para confundir o Juiz de Direito Fernando Barros será o Presidente do processo eleitoral que acontecerá no dia 1o. de dezembro de 2014.
OS CANDIDATOS À PRESIDENTE DA DIRETORIA EXECUTIVA
|
Jorge Mota |
Aposentado pelo Banco do Brasil,Advogado ,Engenheiro e foi presidente do FEC com muito sucesso. Gosta de andar com os pés no chão, para não colocar o nome do clube em situações delicadas.Tem as portas abertas dos clubes brasileiros. E gosta de prestigiar os jogadores da terra.
Numa época conturbada do clube, assumiu o Fortaleza EC e lhe deu títulos e o respeito pelo Brasil que havia perdido.
|
Silvio Carlos |
Um tricolor que já teve a sua vez no clube.Fez muita coisa,mas nunca se interessou se reciclar sobre administração de clube. Não existe mais espaço para oba!oba! O torcedor passou a ser mais respeitado e as eleições do dia 1o. de dezembro de 2014 prova isso.Todas as vezes que esteve à frente dos destinos do clube, procurou fazer contratações de jogadores que estavam no final de carreira.Exemplo: O falecido Washington que foi contratado na porta de um bar e o contrato assinado em cima de um capô de um automóvel.Foi dispensado, por haver passado a noite fora no dia de concentração. Em 1995, com derrotas e mais derrotas, queria que o então Presidente Fernando Silva mantivesse no comando do time o simpático Cesar Moraes ( O Guri). Fernando Silva deixou de ouvi-lo e contratou Danilo Baratinha e o time ficou invicto 17 partidas. E por uma daquelas coincidências, o Presidente Fernando Silva foi cassado na calada da noite no mesmo dia que recebia na sua residência o Murici que oferecia um grande patrocinador para o clube. Nunca procurou criar dentro do clube uma administração para que o seu sucessor desse continuidade.
É uma pessoa polêmica,aproveita os amigos entrevistadores e gosta de dar entrevistas irônicas com o objetivo de confundir o eleitor e de tirar a tranquilidade dos concorrentes.A história no esporte não dá para esquecer as ligações indiretas que teve com o Ceará ao ser sócio do jovem inteligente Sacha Jucá. A sua omissão foi comprovada quando o clube tinha na presidência um senhor que se dizia todo poderoso chamado Osvaldo Azim e nada provou a sua força politica dentro do clube para cassar o mandato daquele que havia se tornado dono do clube. Houve necessidade da intervenção do grande tricolor Ariosvaldo Gomes de Almeida que conseguiu, com sabedoria e amor ao clube, convencer o Presidente do Conselho Antonio Roncy a pedir demissão o que foi atendido mostrando amor ao Fortaleza. Logo a seguir, conseguiu a cassação do Osvaldo Azim. Em seguida, Ariosvaldo chamou o Coronel Leonel para assumir a presidência tendo Jorge Mota como Vice.
Voltando a parte triste da história do Fortaleza,não podia esquecer da "famosa" venda da Sede. O candidato não teve liderança politicam e em solução para evitar a venda da Sede por um preço muito abaixo do mercado. E por coincidência,o valor da venda foi o total exato de quanto o clube devia.Ou seja, vendeu um patrimônio para resolver problemas de administrações vaidosas. O dinheiro da venda era para ressarcimentos, pagar ações trabalhistas e devolver "adiantamentos" aos considerados bons tricolores que anunciavam assumir obras que seriam pagas do próprio bolso.Os da antiga não sabem por onde anda o processo da venda com todas as "prestações de contas" do dinheiro recebido e até os canhotos dos talões de cheques com o nome de cada um que recebeu. Nada ficou nos cofres do Leão.
|
Estevam Romcy |
Um jovem empresário que surge na politica tricolor. É um bom sinal que os tempos estão mudando par melhor.
Presidente da Comissão Eleitoral, Fernando Barros,
dá detalhes sobre o processo eleitoral que acontecerá no dia 1º de dezembro. (Fotos: Nodge Nogueira)
Na tarde desta quarta-feira (12), o presidente da Comissão Eleitoral que conduzirá o pleito sucessório do Leão, Fernando Barros e o gestor maior do Conselho Deliberativo leonino, Elpídio Brígido, estiveram na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho falando sobre as eleições que acontecem no dia 1º de dezembro, no Fortaleza Esporte Clube.
Antes da palavra do presidente da Comissão, Elpídio Brigido fez alguns esclarecimentos sobre a eleição que se aproxima.
"O Dr. Fernando Barros está aqui pra esclarecer qualquer dúvida sobre as eleições, e uma outra situação é porque ele é presidente da Comissão Eleitoral, e muitas pessoas ficam insinuando que a Diretoria Executiva ou o Conselho estão dificultando a votação de sócios ou conselheiros. Ele foi escolhido, é um Juiz de Direito da mais alta categoria e honestidade total, então ele está aqui pra tirar dúvidas, e eu estou aqui para dizer que não queremos tirar nenhum direito de alguém votar ou ser votado. A comissão que vai dizer quem pode ou não. Nós queremos fazer um processo limpo, honesto e salutar, até porque é um processo novo em que o sócio pode votar, então queremos que seja limpa para que a próxima eleição melhore e que continuemos andando sempre pra frente", afirmou o dirigente do Conselho Deliberativo.
Após o esclarecimento inicial, doutor Fernando passou a tirar todas as dúvidas sobre o processo de voto.
"Realmente senhores, corroborando com as palavras do presidente do Conselho Deliberativo, Elpídio Brígido, quero falar que nós estamos vivendo um momento histórico e as pessoas não percebem a importância dessa circunstância. Pela primeira vez nesse estado um clube de massa está estendendo à sua torcida o direito de participar da votação das diretorias. São 21 cargos eletivos, nenhum outro clube daqui estende à sua torcida esse direito de participar diretamente da vida e dos destinos do clube. Não apenas nesse processo eleitoral, mas os sócios do Fortaleza são permitidos a votar em todas as assembléias. Então a comissão fez um edital com antecedência, que foi amplamente divulgado e se alguém se der ao trabalho de lê-lo, vai ver que todos os artigos fazem referência ao estatuto do clube", afirmou inicialmente.
Quem pode se candidatar?
"De acordo com o edital e com o estatuto, podem ser candidatos à Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Ética e Disciplina, sócios proprietários com três anos seguidos. E nos casos dos cargos da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo, sócio proprietário com dois anos seguidos".
Quem pode votar?
"Todos os sócios proprietários, conselheiros do clube que estiverem em dia com suas obrigações, conselheiros natos, que são ex presidentes, e os sócios torcedores com dois anos de participação consecutiva. Então quem tiver 24 pagamentos em dia poderá votar, as pessoas também estão tendo oportunidade de colocar os seus débitos em dia com o clube até o dia 27 de novembro para votarem no dia 1º de dezembro".
Como saberemos quem está apto a votar?
"Após o dia 27 de novembro, que será uma quinta-feira, dia em que acaba o prazo para as pessoas colocarem seus débitos em dia com o clube, na sexta-feira sentaremos e veremos quem está apto ou não a votar. Tão logo essa relação esteja disponível ela será colocada à disposição, e na segunda-feira, dia das eleições, vamos ter essa relação de quem tem o direito a voto também no momento da votação".
Quais documentos levar no dia da votação?
"Segundo o edital, no artigo 10, todos os eleitores deverão comparecer com um documento de identificação com foto".
Quem são os candidatos?
As inscrições para a eleição 2014 encerram nesta sexta-feira (14).
"Assim que cada pedido de registro for apresentado a comissão vai informar. Nós temos 72 horas para analisar cada pedido apresentado e divulgar. Uma vez que ele seja deferido, a chapa e seus candidatos serão afixados na sede do clube e repassados para a imprensa".
Em caso de empate?
"Em caso de empate entre candidatos a qualquer cargo eletivo, deve ser procedida uma nova eleição. Assume interinamente o Presidente do Conselho Deliberativo que foi eleito até o resultado da próxima eleição".
Data e local das eleições e resultado
"A eleição será dia 1º de dezembro, de 09h às 18h, na sede do clube e o resultado sai no mesmo dia. A posse é a partir de janeiro/2015".
Quais cargos serão eleitos?
"Além do presidente e dois vices pra Diretoria Executiva, iremos eleger cinco pessoas para o Conselho de Ética e Disciplina, seis membros para o Conselho Fiscal e sete dirigentes para o Conselho Deliberativo, são 21 cargos. Mas o que chama mais atenção é a Diretoria Executiva, o Presidente, mas ele não irá administrar sozinho".
Fernando também avaliou a participação dos sócios torcedores nesta votação e momento importante para o clube.
"Vamos cumprir o que está no estatuto e a participação do sócio é um fato novo pra nós, um fato histórico, de forma efetiva, bem mais efetiva que entrar no clube, quebrar uma janela e sair correndo, é muito mais eficiente você votar, mas nós só poderemos avaliar os aspectos positivos ou não após o pleito. Tenho confiança que a torcida do Fortaleza saberá comparecer, saberá votar e participar da vida política do seu clube e nós vamos avaliar tudo isso após a eleição", ratificou.
Para finalizar, o Juiz de Direito externou sua opinião sobre as eleições do Fortaleza Esporte Clube.
"Após o resultado desfavorável diante do Macaé eu lembrei a uma pessoa um fato histórico que aconteceu em Lisboa, quando um grande terremoto levou a cidade abaixo e o rei perguntou pro seu ministro: "E agora?" E o Marquês de Pombal com um bom senso, disse: "Majestade, vamos enterrar os mortos e cuidar dos feridos". Então após as eleições do Fortaleza a atual diretoria possivelmente deve entregar o clube em uma situação melhor do que recebeu, o Fortaleza tem uma torcida fantástica, que colocou 63 mil pessoas em um jogo contra um time sem maior expressão, acho que o Macaé nunca na vida vai ver um público desse em sua existência, então a eleição é uma página nova, um novo grupo, novas ideias, novas pessoas e consequentemente novas esperanças para que o Fortaleza volte ao seu caminho de glórias e conquistas", concluiu.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FEC:
Jornalistas: Nodge Nogueira/Raíssa Feijó