Recordando

sábado, 16 de junho de 2012

PRECISAMOS TER AMANTE.



 
Psicodramatista, escritor argentino e Gestalt-terapeuta nascido em Buenos Aires em 1949 em uma família modesta no bairro da Floresta, ele se formou como médico em 1973 na Universidade de Buenos Aires, especializado em doenças mentais no serviço de ligação do hospital Pirovano, de Buenos Aires e da clínica Santa   Mônica. É psicoterapeuta de casais e adultos e atualmente, seu trabalho como ajuda profissional, como ele define, é dividido entre as suas conferências de ensino terapêutico, que emite vários anos viajando pelo mundo, e da divulgação de seus livros em ferramentas terapêuticas do autor.

Amante é "alguém!" ou "algo" que nos faz "namorar a vida" e 
nos afasta do triste destino de "ir levando"!...
Quem é o seu amante?
(Jorge Bucay – Psicólogo)


Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um.
Há também as que não têm, e as que tinham e perderam.
Geralmente, são essas últimas que vêm ao meu consultório, para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc.
Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver
e que não sabem como ocupar seu tempo livre.
Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.
Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: “Depressão”, além da inevitável receita do antidepressivo do momento.

Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que não precisam de nenhum antidepressivo; digo-lhes que precisam de um AMANTE!!!
É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho.
Há as que pensam:
“Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas”?!

Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais.

Para aquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte:
AMANTE é aquilo que nos apaixona; é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono; é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.

O nosso “AMANTE ” é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta.
É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.

Às vezes encontramos o nosso ”AMANTE” em nosso parceiro.
Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto.

Enfim, é “alguém” ou “algo” que nos faz “namorar a vida” e nos afasta do triste destino de ir levando.

E o que é “ir levando”?
Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva.

Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje,  fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã.
Por favor, não se contente com “ir levando”… Seja também um amante e um protagonista DA SUA VIDA!

Acredite:
O trágico não é morrer; afinal a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém.
O trágico é desistir de viver!!
Por isso, e sem mais delongas, procure algo para amar…

A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental:

PARA ESTAR SATISFEITO, ATIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR A VIDA!!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Urda Alice Klueger :CONVERSANDO COM MINHA MÃE II


-         ELINORA

(Para Sérgio de Azeredo Coutinho, um primo quase desconhecido)

Sabe, mãe? De novo é um assunto com quem não tenho com quem conversar. Foi a Elinora. Ela partiu hoje, e eu estou chorando. Estavam lá os filhos do tio Júlio, mas depois cada um foi para a sua casa e não há mais ninguém que se interessaria em ouvir falar de uma velha prima que esteve sempre por perto na minha vida. Eles também estavam tristes e tinham coisas para contar, como, por exemplo, os Rollmops que a Elinora dava ao Afonso a cada aniversário, ano após ano. O aniversário do Afonso é a 21 de dezembro, eu lembro, mas nunca imaginei que a Elinora fizesseRollmops para ele. Aquele jeito dela, simples, delicado, elegante e cheio de vida era bem um jeito de quem fazia coisas assim.
A Elinora esteve na minha vida desde muito cedo. Era ainda no tempo da casa da rua Amazonas, perto do Cine Garcia, a casa da tia Paula North, irmã do tio Júlio Klueger. Nem sei que idade eu tinha, mas era muito pequena. A gente ia lá na tia Paula para ganhar carambolas, pois, ao menos na minha lembrança, a casa era rodeada de pés de carambola. A mãe lembra como depois fazia compota com as estrelinhas translúcidas das carambolas, naqueles vidros que fechavam com borrachinhas? Era aquela a sobremesa dos dias em que havia visita! Pois naquele tempo a Eleonora era uma moça um pouco pálida, delgada e bem humorada, que usava elegantes vestidos claros que ela mesma costurava e que sempre era simpática comigo, uma criança que ficava um pouco acanhada diante da tia Paula.
Um dia, penso que na altura em que eu estava para entrar na escola, a Elinora mandou convidar para a inauguração da nova casa dela, no bairro Ponta Aguda, e fomos lá, e tudo era tão bonito e tão chique! Era uma tarde de festa; a casa estava lotada e todos comentavam sobre o grande bom gosto da Elinora ao fazer aquela casa moderna. Era final de tarde quando voltávamos para o centro de Blumenau, e a mãe se lembra como as ruas que hoje chamamos de República Argentina e Avenida Brasil eram dois carreiros de terra cheias de capim, e onde os dois carreiros se cruzavam, um punhado de galinhas ciscava despreocupadamente enquanto o seu galo cantava? Quanto tempo, quanto tempo...
Então, não sei os detalhes, a Elinora se apaixonou pelo João Coutinho e nem tomou conhecimento das críticas étnicas que rolaram aqui e ali – como é que uma North, neta de Klueger, ia casar-se com um “brasileiro”? Eu sabia muito bem na pele como eram essas críticas étnicas, já que meu pai também se casara com uma “brasileira”, né, mãe? Nem vale a pena começar a falar aqui sobre tal assunto, tamanha a ignorância que abrange – sei que a Elinora casou com o João Coutinho e foi feliz, e teve o Sérgio, o único filho, que eu só tinha visto uma vez, quando ele era criança. A mãe chegou a conhecer o Sérgio?
Conforme eu fui conhecendo o João, fui gostando cada vez mais dele, talvez pelo nosso gosto comum pela História.  O João teve o cuidado de pesquisar cuidadosamente quem tinham sido os 32 tataravôs do seu filho Sérgio, para lhe deixar a informação como herança. E eu embarquei na pesquisa dele, e muita coisa que sei hoje sobre minha própria família vem da pesquisa do João. Conforme fui aprendendo História fui entendendo quem era aquele “brasileiro”: João se chamava Azeredo Coutinho, vinha de uma das mais antigas famílias do país – quanto tempo perdido comfrissons étnicos, a mãe que o diga!
E sempre estava presente a Elinora, corajosa, doce e meiga, tendo a coragem de viver a vida do jeito que gostava – não consigo imaginá-la pensando essa coisa tão comum de “o que é que os vizinhos vão dizer?”!
Nem sei tudo onde estava a Elinora: havia visitas esporádicas de cá e de lá – foi numa destas que vi o Sérgio menino. Penso que a gente ia na casa dela, também, para ver a tia Paula – e ela e o João apareciam lá na praia, quando nos mudamos para lá.
E a vida passou. Nos últimos anos, estive mais perto da Elinora do que antes. Houve as festas da família Klueger e, provavelmente, o meu próprio amadurecimento. Lembro quando, há seis anos atrás, fui votar e encontrei a Elinora fazendo a mesma coisa. Encontramo-nos na Rua XV, e ela me disse que já estava chegando aos 80 anos, o que me deixou pasma: nunca percebera que ela mudara em alguma coisa, e é claro que não mudara mesmo: piscou um olho para sussurrar-me o nome do candidato em que votara. Linda e maravilhosa Elinora, sempre na vanguarda do seu tempo, talvez a pessoa que eu quisesse ser.
Depois das Águas de 2008, um dia conversei muito com a Elinora na Ponta Aguda. Foi uma conversa comprida, como se tivéssemos a mesma idade, e devia ser isso mesmo, já que ela nunca envelheceu. Uma das coisas que me contou foi que provavelmente uma pequena aranha se escondera dentro da sua luva de jardinagem e a mordeu, causando-lhe cansativos e doloridos dissabores de saúde.
Duas semanas atrás, num sábado de manhã, passei pela casa da Elinora com meu cachorro, e pensei em bater, conversar um pouquinho, mas não o fiz. Fico com muita pena, agora.
Sabe, mãe, hoje, lá no velório, transido de dor, estava o Sérgio, esse primo quase desconhecido. Se o encontrasse na rua, não saberia que era ele. Tinha feito as contas no caminho: o filho da Elinora e do João já deveria ter mais de 40 anos. A vida tinha voado para nós todos. E aquele Sério estava lá, tão cheio de dor que compreendi a grande mãe que a Elinora tinha sido. Fiquei a observá-lo de longe, a ver como ele se parecia com o pai dele, e ao mesmo tempo, como ele se parece com o primo Daltro Klueger, filho do tio Victor.
Despedimo-nos da Elinora debaixo de uma chuva de inverno e meu coração estava partido pela saudade antecipada dela e pela intensidade da dor daquele filho que ela teve com o João e a quem deve ter amado tanto! A dor dele era como que um punhal no meu peito.
Era isto que eu queria contar para a mãe. Quem mais se interessaria em saber de tais coisas, em me ouvir lembrar das carambolas da casa da tia Paula, de como encontrara a Elinora voltando da eleição como uma mocinha, enquanto já beirava os oitenta anos e tudo o mais?
Agora a Elinora partiu, mãe. Outro dia a gente conversa mais.


                            Blumenau, 10 de junho de 2012.

Urda Alice Klueger
Escritora, historiadora e doutoranda em Geografia pela UFPR

GOLPE NO SKY e MSN -


REPASSANDO


Esse golpe vai pegar muita gente inocente...
SKY e MSN - URGENTE

URGENTÍSSIMO... 

QUEM NÃO TEM TV POR ASSINATURA , POR FAVOR, REPASSE ASSIM MESMO,

POIS  PODERÁ AJUDAR A ABRIR OS OLHOS DE ALGUÉM 


ASSALTO PROGRAMADO
TV ASSINATURA e MSN
 

A criatividade dos nossos marginais chega às alturas.
Agora,
principalmente em SP e RJ, PARANA(Curitiba e RMC) estão enviando pelo
correio, uma carta com papel timbrado da NET, TVA, SKY, Directv ou outro
qualquer canal de TV por assinatura.

Na carta, que por sinal é muito
bem elaborada , onde diz que estão modernizando a sua tecnologia e que será necessária a substituição de
equipamento dentro da casa do assinante. Eles colocam um número de
telefone (de um comparsa) para o agendamento.


Se a pessoa (assinante) não conhece o golpe e não telefona para o
verdadeiro número da Operadora de TV, para confirmar se isto procede
mesmo, os marginais praticam o assalto em sua residência com hora
marcada e com você abrindo a porta e servindo um cafezinho.


Viram onde chegou a ousadia dos bandidos?

As próprias vítimas marcam o dia em que sua residência vai ser assaltada!!!!! 

Por favor, repassem aos seus amigos, tenham eles NET,  TVA, SKY, Directv ou
qualquer outro canal de TV por assinatura, para que eles passem adiante esta mensagem também. E se receberem a tal carta, que confirmem com o telefone que consta na sua fatura mensal*, nunca com o número de
telefone da carta recebida


SOBRE O MSN- MUITO GRAVE!


Cuidado com este detalhe. É muito importante!
VC TEM MSN? ENTÃO.. ATENÇÃO!!!

LEIA E REPASSE COM URGÊNCIA A TODOS AMIGOS.
Se você receber e-mail pedindo pra atualizar o MSN para a versão 8.0 , não clique, pois é um vírus
.

E também, se alguém chamado
 felipegadeia@hotmail.com quiser te adicionar no MSN, NÃO aceite. É um vírus que apaga em 3 minutos todo o HD.

Conte a todos que você tem no seu MSN porque, se alguém na tua lista adiciona, você também pega o vírus









quinta-feira, 14 de junho de 2012

TESTE O SEU CÉREBRO


 

   
Teste o seu cérebro
Este teste é perfeito para exercitar  os neurônios e deixar o cérebro afiado!
A contagem é feita pelos segundos que você leva para fazer todos os números sumirem.
As instruções iniciais estão em francês, mas em resumo, o que você tem que fazer é andar com o cursor sobre os números, em ordem numérica, começando com 1, depois 2, 3, e por aí em diante até chegar no 33.
Não precisa clicar basta tocar no número com o cursor.
Divirta-se!

domingo, 10 de junho de 2012

GOSDIMAIS DOCÊ !




  
  

Ocê é o colírio du meu ôiu.
É o chicrete garrado na minha carça dins.
É a mairionese du meu pão.
É o cisco nu meu ôiu (i no ôtro oiu - eu tenho dois).
O rechei du meu biscoito.
A masstumate du meu macarrão.

Gosdimais da conta docê, uai.

Ocê é tamém:
O videperfume da minha pintiadêra.
O dentifriço da minha iscovdidente.

Óiprocevê,
Quem tem amigossim, tem um tisôru!

Ieu guárdesse tisouro, com todu carinho ,
Du lado isquerdupeito !!!
Dentro do meu Coração!!!

Gosdimais docê, uai!!!



TRINTA DICAS DE DIREÇÃO ECONÔMICA





30 dicas de direção econômica

1. Calibragem de pneus
Com o pneu descalibrado, além de aumentar o seu desgaste, aumenta
também o consumo de combustível em até 5%, pois aumenta a banda de
rodagem, o arrasto, a aderência e o peso, exigindo mais aceleração.
Mantenha sempre seus pneus calibrados.

2. Vidros abertos em rodovias
Trafegar com os vidros abertos em rodovias provoca o que chamamos de
efeito balão, ou seja, o vento entra no interior do veículo alterando
sua aerodinâmica e conseqüentemente sua performance.
Se for realmente necessária  a abertura dos vidros , abra todos os demais
vidros na mesma proporção, mantendo assim equilíbrio da circulação.

3. Nível do combustível
Rodar com o tanque de combustível cheio ajuda na pressão da bomba .
Por isso, com o tanque em nível baixo (reserva), o consumo é maior.
Mantenha seu tanque de combustível acima de ¾ sempre que possível.


4. Chaveiro
Quando se usa junto com a chave do veículo um molho de chaves pesado,
com o movimento, prejudica -se o miolo de ignição do veículo,
danificando-o com o tempo. Tenha um chaveiro exclusivamente para a
chave de seu veículo.


5. Estacionamento
Estacionar com uma das rodas em cima da calçada ou guia provoca torção
no chassi, comprometendo o fechamento das portas e afetando o alinhamento da suspensão.
Verifique sempre este fator ao estacionar seu veículo.


6. Vidros elétricos
Os vidros elétricos devem ser fechados um de cada vez.
Reparem que os veículos novos que possuem travas de porta elétrica com fechamento
automático dos vidros, fecham um de cada vez, para evitar o desgaste da bateria.
Feche os vidros elétricos do seu veículo com ele ainda em funcionamento.


7. AcessóriosNão acione a partida de ignição do seu veículo com nenhum acessório
ligado (lanterna, som etc.) . Isso exige muito da bateria, forçando-a
a um desgaste desnecessário e reduzindo sua vida útil.
 Ligue todos seus acessórios somente com o motor do seu veículo em funcionamento.

8. Partida
Dê a partida de ignição do seu veículo com o pedal da embreagem pressionado .
Isso deixa o motor mais leve, economizando a bateria. Ao dar a partida de ignição
em seu veículo acione a chave até que acendam as luzes do painel,
aguarde por pelo menos 10 segundos e acione.


9. Óleo
Você sabe quais as especificações do óleo da última troca que você fez?
Você costuma deixar essa decisão para o frentista?
Fique atento, pois ele pode ter colocado um óleo 10w-40 (óleo sintético), enquanto
que o ideal poderia ser um óleo 20w-50 (óleo mineral), ou vice-versa, podendo
ser insuficiente sua viscosidade, comprometendo a vida útil do seu motor.
Verifique as especificações do seu veículo.


10. Injeção eletrônica
Se houver a necessidade de retirar a bateria de carros que possuem
Injeção Eletrônica, Computador de Bordo e outros dispositivos elétricos,
evite recolocar a bateria de imediato, pois pode provocar
alguma pane no sistema. Sugerimos que espere por 15 minutos.


11. Peso do veículo
A cada 50 kg a mais que você transporta em seu veículo, equivalem a 1%
de aumento no consumo, seja de combustível, desgastes de suspensão,
pneus e etc... Evite transportar cargas desnecessárias em seu veículo.


12. Combustível
Saiba de algumas dicas para identificar um possível combustível adulterado:
O consumo aumenta sem motivos; Desempenho prejudicado principalmente
e aclive; Dificuldade na ignição com o motor frio; O veículo não se mantém
na marcha lenta (“morre” aleatoriamente). Sons de pino do motor batendo
ao acelerar o veículo (a combustão ocorre em momento errado).


13. Marcador de combustível
Rodar com o tanque de combustível cheio, ajuda na pressão da bomba,
por isso, com o tanque na reserva, o consumo é maior. Procure manter
pelo menos ½ tanque.


14. Partida com motor frio
Não há qualquer vantagem ou necessidade em aquecer o motor antes de
partir com seu veículo, aqueça-o em movimento. O veículo sem injeção
eletrônica se houver a necessidade de aquecer o motor para evitar que
ele falhe, aqueça-o em aceleração constante.


15. Controle do consumo de combustível
Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem
percorrida, faça esse acompanhamento periodicamente; se houver
variações, pode ser um sinal de combustível adulterado, motor
desregulado etc... Saiba que haverá variações no consumo entre
rodovias e vias urbanas, principalmente em congestionamentos.

16. Regulagem do motor
O motor desregulado pode consumir até 60% a mais de combustível que o
normal, esteja sempre atento à regulagem do motor, a manutenção
preventiva é muito mais barata que a manutenção corretiva.


17. Velas de ignição
Com apenas uma das velas falhando em seu veículo, você pode ter o
consumo de combustível aumentado em até 10%.
Verifique periodicamente também os cabos das velas.


18. Velocidade
Um veículo a uma velocidade de 80 km/h pode ter seu consumo de combustível
reduzido em até 20% se comparado a uma velocidade de 100 km/h.


19. Óleo do motor (2)
Existem alguns detalhes no que diz respeito à troca de óleo que são
fundamentais que você saiba, verifique as recomendações do fabricante
e a quilometragem para cada troca, mas se você circula com seu veículo
sempre em pequenos trajetos, congestionamentos, não costuma trafegar
em rodovias, recomendamos que a troca de óleo seja feita na metade do
tempo recomendado pelo fabricante.


20. Filtro de Ar
O filtro de ar obstruído perde suas funções de proteção a sujeiras,
impedindo a entrada de ar no sistema de injeção eletrônica, gerando
maior consumo.


21. Freios
Evite frear seu veículo quando inevitavelmente passar por um “buraco”
na via; com o acionamento dos freios à roda pode travar gerando um
impacto maior, o que sobrecarrega a suspensão, o pneu e o próprio
sistema de freios.


22. Pneus
Apoiar o pneu na guia ou meio fio faz com que ele sofra a pressão do
peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar
a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as
condições de balanceamento do conjunto (roda/pneu).


23. Lombada ou “Quebra Molas”
Ao deparar-se com uma lombada ou quebra molas, nunca passe
transversalmente (cada roda de uma vez) isso pode danificar as buchas
da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior
torção na carroceria do seu veículo, o que pode empenar o monobloco.


24. Embreagem
Não usar o pedal de embreagem como apoio dos pés, as alavancas desse
sistema são responsáveis por multiplicar de 08 para 400 quilos o peso
aplicado sobre o pedal. O pé constantemente apoiado sobre o pedal
acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.


25. Mão na alavanca de câmbioDirigir com a mão apoiada sobre a alavanca de marchas força o
trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as
engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se
excessivamente.


26. Ligar uma bateria em bom estado na descarregada (a famosa “chupeta”)
Se for necessário esse procedimento, tome cuidado para não inverter os
pólos. Isso poderia queimar a central eletrônica, que poderá custar
mais de R$ 1.000,00 dependendo do modelo do veículo.


27. Pegar no Tranco
Em carros com injeção eletrônica, se a bateria estiver arriada, a
central eletrônica não funcionará com menos de oito volts.
Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia
dentada não suportar o tranco e “pular alguns dentes”, quebrando a
harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar
as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande. E outro problema decorrente
deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de
escape pode danificar de forma irreversível o catalisador.
O mesmo deve ser evitado em carros com Carburador (sem injeção eletrônica),
pois pode no mínimo, desregular o ponto.


28. Cano de Descarga (Escapamento)
A qualquer sinal de ruídos estranhos (o escapamento está barulhento),
é sinal de que, ou está furado, ou está vazando compressão por uma de
suas juntas. Isso, além de provocar barulhos excessivos, também altera
o rendimento e o consumo. Também aconselhamos a manutenção preventiva,
pois uma simples borracha de sustentação quebrada pode danificar o
escapamento.


29. Banguela
Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto
morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa
prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios,
que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo.
Além disso, essa prática mantém o motor em baixa rotação, e com o
vento  forte no radiador, reduz a temperatura drasticamente, podendo
gerar um choque térmico que provoca a queima da junta do cabeçote
e trincas na carcaça.

30. Última acelerada
Motoristas que têm esse hábito antes de desligar o carro não sabem que
isso só serve para desperdiçar combustível e aumentar as chances de
danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá “lavar”
o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro
novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem
lubrificação e desgastar mais rápido.