Recordando

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A GANÂNCIA POLITICA !


Pioneira,há mais de três décadas, Clara Brandão criou um composto alimentar que revolucionou a nutrição infantil

           A GANÂNCIA!
A cena foi comovente.
O vice-presidente José Alencar preparava-se para plantar uma árvore em Brasília quando foi abordado por uma nissei de 65 anos e 1,60 m de altura.
Era manhã da quinta-feira, 6 de maio.                          .
A mulher começou a mostrar fotografias de crianças esqueléticas, brasileiros com silhueta de etíopes, mas que tinham sido recuperadas com uma farinha barata e acessível, batizada de "multimistura".
Alencar marejou os olhos.
Pobre na infância no interior de Minas, o vice não conseguiu soltar uma palavra sequer.
Apenas deu um longo e apertado abraço naquela mulher, a pediatra Clara Takaki Brandão. Foi ela quem criou a multimistura, composto de farelos de arroz e trigo, folha de mandioca e sementes de abóbora e gergelim.
 Foi esta fórmula que, nas últimas três décadas, revolucionou o trabalho da Pastoral da Criança, reduzindo as taxas de mortalidade infantil no País e ajudando o Brasil a cumprir as Metas do Milênio.
E o que a pediatra foi pedir ao vice-presidente?
Que não deixasse o governo tirar a multimistura da merenda das crianças.
Mais do que isso, ela pediu que o composto fosse adotado oficialmente pelo governo.
Clara já tinha feito o mesmo pedido ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão - mas ele optou pelos compostos das multinacionais, bem mais caros. (é lógico, na multimistura não dá para embutir 10, 20  ou mais por cento tão presentes nas licitações de muitos governos)
"O Temporão disse que não é obrigado a adotar a multimistura", lamenta Clara.
Há duas semanas a energia elétrica da sala de Clara dentro do prédio do Ministério da Saúde foi cortada.                                      
Hoje, ela trabalha no escuro.
"Já me avisaram que agora eu estou clandestina dentro do governo", ironiza a pediatra.
Mas ela nem sempre viveu na escuridão.
Prova disso é que, na semana passada, o governo comemorou a redução de 13% nos óbitos de crianças entre os anos de 1999 e 2004 - período em que a multimistura tinha se propagado para todo o País.
Desde 1973, quando chegou à fórmula do composto, Clara já levou sua multimistura para quase todos os municípios brasileiros, com a ajuda da Pastoral da Criança.
Os compostos da multimistura têm até 20 vezes mais ferro e vitaminas C e B1 em relação à comida que se distribui nas merendas escolares de municípios que optaram por comprar produtos industrializados.
Sem contar a economia:
"Fica até 121% mais caro dar o lanche de marca”, compara Clara.
Quando ela começou a distribuir a multimistura em Santarém, no Pará, 70% das crianças estavam subnutridas e os agricultores da região usavam o farelo de arroz como adubo para as plantas e como comida para engordar porco.
Em 1984, o UNICEF constatou aumento de 220% no padrão de crescimento dos subnutridos.
Dessa época, Clara guarda o diário de Joice, uma garotinha de dois anos e três meses que não sorria, não andava, não falava.
Com a multimistura, um mês depois Joice começou a sorrir e a bater palmas.
Hoje, a multimistura é adotada por 15 países.
No Brasil só se transformou em política pública em Tocantins. 
Clara acredita que enfrenta adversários poderosos.    (alguém tem alguma dúvida?).   
Segundo ela, no governo, a multimistura começou a ser excluída da merenda escolar para abrir espaço para o Mucilon, da Nestlé, e a farinha láctea, cujo mercado é dividido entre a Nestlé e a Procter & Gamble.
"É uma política genocida substituir a multimistura pela comida industrializada", ataca a pediatra.
A antiga Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, a saudosa Zilda Arns, reconheceu que a multimistura foi importante para diminuir os índices de desnutrição infantil.
"A multimistura ajudou muito", diz. 
"Mas só ela não é capaz de dizimar a anemia; também se deve dar importância ao aleitamento materno."
 "ISTO É" procurou as autoridades do Ministério da Saúde ao longo de toda a semana, mas nenhuma delas quis se pronunciar.
"O multimistura é um programa que não existe mais", limitou-se a informar a assessoria de imprensa.

OS VIZINHOS: MORAR EM APARTAMENTO




Que pensarão de nós os nossos vizinhos? Por mais baixo que falarmos o vizinho da esquerda ou da direita nos ouvirá. Com o passar do tempo terá de nós uma ideia,uma analise conseguida com uma palavra ouvida.Os comentários levam a confirmar o que o ouvido aguçadamente percebeu.A nossa vida é contada a estranhos, a outros vizinhos distantes e a amigos em visita. Mal de nós na ignorância dos fatos! O vizinho é como um detetive de nossa vida. Querendo saber, nos persegue até o fundo do nosso viver.
O esgotamento da luta cotidiana na resolução dos problemas nos acarreta o abalo do sistema nervoso e a descarga deixamos para o lar. O vizinho... O que pensará ele? Tenho vontade de ser invisível,penetrar no apartamento de baixo. Não consigo entender, parece algo importante. Por que não falar alto? Afinal não estão em casa? Do apartamento deles o mais próximo é o meu. É preciso aprender a viver em edifício. O vizinho já está acostumado! Ou alguém deve ter feito alguma observação. Engraçado, eu também sou vizinho e já devem ter comentado: o que pensam de nós o do apartamento 303?

( Do livro Fragmentos,de Leví Lafetá)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

POR AMOR A FORTALEZA-CE !


Vista parcial de Fortaleza-Ce
Uma campanha muito justa e necessária. Morei em Fortaleza e acompanhei de perto o crescimento daquela capital.Em 1999, na bota da Itália uns amigos italianos riram de mim quando eu disse que morava em Fortaleza. Naquela ocasião eles não tinham ideia da sua localização. Hoje o que mais se vê na linda Fortaleza são os estrangeiros vivendo e investindo em grandes negócios que tem dado resultados positivos para o cearense.
Andando pelas ruas, recebi uma mensagem escrita que dizia: Nós gritamos por você! Agora é hora de você gritar por Fortaleza.
    " Um dia, um viajante do mundo passou por uma linda cidade chamada Fortaleza.Ele viu um povo hospitaleiro,uma juventude feliz, belas praias,crianças em salas de aula e Postos de Sáude com atendimento satisfatório.
     Ao andar pela cidade, notou avenidas alargadas e viadutos recém inaugurados. Observou ainda que a população havia ganha terminais de ônibus novinhos, onde se deslocava sem transtornos. Nas ruas, o trânsito também fluía bem.Não era ainda o ideal de qualidade de vida,mas a cidade apontava para boas perspectivas de futuro.
      Como ainda teria um longo caminho a percorrer, seguiu o seu destino. Mas com certeza de que,em alguns anos,retornaria àquela linda cidade para fazê-la de moradia e constituir família.
       Quase dez anos depois, o viajante retornou a cidade.Notou que o número de habitantes havia crescido bastante,mas os terminais de ônibus ainda eram os mesmos,assim como também nenhum outro viaduto havia sido erguido.
        Com muita tristeza, viu que a população ainda era hsopitaleira,mas o sorriso também demonstrava desolação. O trabalhador,quando não tinha seus direitos respeitados em ônibus superlotados e atrasados,se estressava em meio o a um trânsito caótico e de ruas esburacadas. As praias eram o retrato do abandono e a juventude estava morrendo por causa da violência, do tráfico de drogas e pela falta de politicas públicas.
         As crianças estavam sem aula e as pessoas mais necessitadas não conseguiam atendimento em Postos de Sáude. A cidade havia parado no tempo. Se não fosse pela força do seu povo trabalhador,teria perdido também a perspectiva de futuro.
         Mesmo assim, o viajante decidiu ficar e passar sua experiência de vida. Por amor a Fortaleza."

Saiba mais: acesse www.poramorafortaleza.com

MENSAGEM ESPIRITUAL DE UM AMIGO.


Ao grande amigo Leví
Quem nunca buscou, nunca acharás. E o caminho é uma busca,que todos nós almejamos.Sabemos que caminho encontramos as provas da vida.E para as provas do caminho se tornarem mais faceis,precisamos do conhecimento. E como o conhecimento é infinito, nossas provas também serão. Vivemos de acertos e erros,damos pouco valor nos acertos para endeuzar os erros. Os erros é prova que falhamos n'alguma coisa...
Os acertos é prova que buscamos o caminho...
Quanto mais acertamos,mais paz de consciência teremos. E no dia a dia na beleza da criação divina, passamos pelas provas da prudencia, da paciencia da humildade e com tudo isto, queira ou não quaira. Sempre teremos que ser útil. E quando podemos ser útil, já vem a prova da humildade.Quando somos procurados vem as provas da paciência.
Vem a prova da paciência.
Levi, no caminho, fazer uso do conhecimento, é o seu principal objetivo.
Fiquei triste por tr que ir,mas feliz, por ter que ir adquiriu bastante conhecimento, tá vendo,teve que ir.Ter que ir e buscar e assim vai o circulo da vida, entende.
Talvez não saiba,mas todos aqui da casa ficaram felizes, em ter que ir. Prova que aqui foi uma parte do caminho plantou e seguiu.Deichará saudade mas deichou o ensinamento da busca do caminho.
Como amigo, lhe peço, para não marcar as pessoas pelo erro,marcar ou lembrr.Sei que se praticar a paciencia, a prudencia estarás agindo na rzão e a conseguimos através do conhecimento.
Teve um "amiguinho" que diz que a solidão só existe pra quê não busca o conhecimento. O conhecimento é o caminho e o caminho é a busca da fé.
Tenha fé, siga, mas procure ouvir,saber,calar e ousar.
Nunca deixe de ousar.
Nunca deixe de calar.
Nunca deixe de buscar o saber.
Nunca deixe de ouvir.
Nestes anos de estudo,pois acredito que espiritismo é muito estudo.Aprendi a saber ver, e pode acreditar.Destes o pulo do gato. Conhecerás muito fruto praticando a paciência e a prudencia.Não esqueça que as pessoas que muito erram é porque tem pouco conhecimento.
Então, não brigue, não interfira. Se não erra não conhecerá o saber. Bom, pode ter certeza, cara,vai dar tudo certo.Não é qualquer um que pode dar o pulo do gato.
Que Deus vos ilumine,estamo com você. Em nome da casa, lhe agradeço e muito pelo tanto que nos foi util.Muito obrigado. Olha o conhecimento é Deus...Não acha?
Seu amigo Dedê.
( Transcrito conforme o original.)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PROFESSORES BRASILEIROS ETERNOS INJUSTIÇADOS.

        Muitos falam a verdade.Quando tomamos conhecimento e uma verdade verdadeira, somos os primeiros a fazer a nossa parte edivulgarmos. Até quando vamos assistir o descaso os politiqueiros que insistem em desvalorizar quem os ensinou a ler tão bem! E sabem até como praticar injustiças usando Leis maquiavéliquicas?

MAIS PURA REALIDADE, INFELIZMENTE!
AH... E UM "PEQUENO DETALHE": É A ÚNICA CATEGORIA QUE SE FIZER GREVE, É OBRIGADO A REPOR AULAS AOS SÁBADOS, EM BREVE CRIAM TAMBÉM OS DOMINGOS. Jô Soares







O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!


Se é jovem, não tem experiência.
Se é velho, está superado.
Se não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Se fala em voz alta, vive gritando.
Se fala em tom normal, ninguém escuta.
Se não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Se precisa faltar, é um 'turista'.
Se conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Se não conversa, é um desligado.
Se dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se não brinca com a turma, é um chato.
Se chama a atenção, é um grosso.
Se não chama a atenção, não sabe se impor.
Se a prova é longa, não dá tempo.
Se a prova é curta, tira as chances do aluno.
Se escreve muito, não explica.
Se explica muito, o caderno não tem nada.
Se fala corretamente, ninguém entende.
Se fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se exige, é rude.
Se elogia, é debochado.Se
Se o aluno é reprovado, é perseguição.
Se o aluno é aprovado, deu 'mole'.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ONDE VIVEMOS ?

           

  Quem não sabe que o mundo é mau? Quanto horror nos seus fingimentos, e a verdade sempre última a espera de que seja a primeira!
           Artistas! Sim,somos artistas num mundo falso em que vivemos,numa peça encenada: a vida. Humilhados seremos se artistas não formos. Feliz daquele que ouve perguntas,todas no seu sentido. Ninguém o vê.Elas,analises frias para a realidade. A humanidade ficará como um animal acuado a um canto com medo de que algo lhe fira. Ele trabalha no cenário de sua vida e,com receios, outros continuam acuados.Poucas palavra, muita ação e vitória. Quem consegue? - Seu íntimo forte.Isto não é o que eles vêem, e perguntas são para vê-lo.
           Diplomaticamente continua a sua vida.As vitórias: condecorações que levarão ao túmulo.
       A verdade torna-se mais clara: aqui estamos numa longa viagem e a vida é apenas uma parada. 

( Fonte: Fragmentos, de Leví Lafetá)

DENUNCIAR COM PROVAS.

                 
  Se algum fato aconteceu no Estado de Minas Gerais e você se sentiu prejudicado denuncie.Redija uma petição relatando os fatos, junte qualquer tipo de prova (documental,testemunhal, fonográfica,etc.) e envie pelo SEDEX ou entregue pessoalmente. Acredite,as investigações são imediatas.Não fique só reclamando! Caso não queira se identificar pode confessar o seu receio de perseguição. Mas, a denuncia tem que ser bem comprovada. Denuncie, sem medo, para moralizarmos e dá fim a corrupção. Dois exemplos: não se compra voto só na época de eleição.Bem perto de você,deve ter algum voto sendo comprado à prestação e as tão faladas licitações públicas que, coincidentemente,uma mesma empresa ganha sempre. E mais, aquele Vereador que paga a conta de luz do vizinho todos os meses está comprando voto. Qualquer ajuda particular é uma compra de voto. O politico eleito tem o dever de trabalhar para todos os eleitores independentemente se votaram nele ou não. O político (Vereador, Prefeito, Deputado, Senador e até a Presidente da República)  ganha do imposto que pagamos para comprar até mesmo uma caixa de fósforo. 

1) PROCURADORIA DE JUSTIÇA DE COMBATE AOS CRIMES PRATICADOS POR PREFEITOS MUNICIPAIS.
                         Escreva para:   Exmo.Senhor Corregedor de Justiça
                                                 Av.Álvares Cabral, 1.740 - 1o. andar - Sto. Agostinho
                                                 Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP. 30.170.916
                         ou envie um email para : ouvidoria@mp.mg.gov.br


2)  OAB - ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
                  Escreva para : secretaria@oabmg.org.broabted@oabmg.org.br  e  ouvidoria@oab.org.br Escreva para os três endereços eletrônicos para você ter garantia que a sua reclamação será recebida.
                  O seu Advogado recebeu dinheiro e não está trabalhando,falsificou documentos,não está lhe dando a devida atenção ou outro qualquer problema, não perca tempo, denuncie.


3) CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA
                 Rua Gonçalves Dias, 2553 - Bairro de Lourdes - 
               Belo Horizonte - MG CEP. 30140.092


          Telefones: (31) 3292-2300 / (31) 3330-2370 / (31) 3330-2376 e pelo email: seac@tjmg.gov.br
        Para que serve? A Corregedoria tem o maior interesse em saber como estão trabalhando os funcionários do Fórum, Cartório de Registro de Imóveis,Juiz de Paz ,etc. E mais, se você tem certeza que o Juiz de Direito não está dando atenção ao seu processo, denuncie.


4) POLÍCIA FEDERAL
           Rua Coração de Jesus, 500 - Montes Claros - MG
           Denuncie corruptos e, principalmente, Cartório de Registro de Imóveis que falsificam documentos ou alteraram a área de seu imóvel. 


          
5) COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES


      ART.18 - É dever de todos velar pela dignidade e do adolescente,pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano,violento,vexatório ou constrangedor. (Estatuto da Criação e do Adolescente)
DENUNCIE:  0800 031 11 19(denuncia gratuita e sigilosa) ou (38) 3228 8156 . Quem não denuncia também é responsável.
     A exploração sexual de crianças e adolescentes é crime. Pena: 1 a 12 anos de prisão.

OSCAR NIEMEYER: Brasília como pinico...

             



  Ainda bem que temos homens como o Oscar Niemeyer para nos dar forças para continuarmos votando em pessoas sérias. Pena que o nosso voto tem sido para uma minoria em Brasília (DF),Municípios e Estados. Não só em Brasília, Prof. Oscar, mas, as Câmaras de Vereadores,Prefeituras e Assembleias Legislativas não passam,também, de pínicos. Espera-se que a maioria leia a sua frase e assimile para que as coisas comecem a mudar já em 2012. 

O comunista Oscar Niemeyer aos 103 anos,  disse:
"PROJETAR BRASÍLIA PARA OS POLÍTICOS QUE VOCÊS COLOCARAM LÁ, FOI COMO CRIAR UM LINDO VASO DE FLORES PRÁ VOCÊS USAREM COMO PINICO. BRASÍLIA NUNCA DEVERIA TER SIDO PROJETADA EM FORMA DE AVIÃO E SIM DE CAMBURÃO."


Se vc tem vergonha do nosso Congresso Nacional, das nossas Câmaras Municipais, das Prefeituras e das Assembléias Legislativas e está cansado de tanta vergonha e corrupção, mande isso para todos os seus amigos.