Recordando

segunda-feira, 30 de julho de 2012

JOEANO: A humildade esquecida.


                       Em 1999, na cidade de Fortaleza - Ceará, a nossa EIB - Escola Internacional de Bola  treinava no Campo do Tigrão.Certo dia, um menino franzino, tímido e com um olhar triste chegou para treinar acompanhado da sua mãe. Na entrevista com a Comissão técnica, a mãe dissera que o menino Joeano tinha sido reprovado pelos grandes clubes da capital - Fortaleza,Ferroviário e Ceará - e de mais dois do interior. Procuramos dar a maior atenção, em todos treinamentos do menino. A nossa EIB tinha sempre o objetivo de pensar grande e assim divulgámos os jogadores no exterior. No mês de junho de 1999, desembarquei com o Joeano e Cristiano na Itália para alguns testes. Qual foi a minha surpresa que aquela menino simples,humilde e caladão dos treinos em Fortaleza estava se revelando uma pessoa bem diferente. Eu nem desconfiava o que estava acontecendo no Brasil. Os não foram aprovados e via-se perfeitamente que existia alguma coisa por trás pela falta de empenho dos dois. Voltamos ao Brasil e em quarenta horas veio a verdade: um francês de nome Christophe Brana havia feito a cabeça daquela senhora também humilde que levou o filho para treinar e dez dias depois ele desembarcou em Lisboa e foi jogar na Acadêmica de Coimbra. Na verdade não havia como segurar o jogador porque a EIB era um meio para recuperar pessoas em todos os sentidos. O que mais me deixou pasmo foi como ele entrou em Portugal usando uma ficha de inscrição como se tivesse jogado pelo Fortaleza Esporte Clube. Há de se perguntar: quem levou vantagem dentro do Fortaleza para inscrever o jogador e transferi-lo?
                           Em 2004, quando estava morando em Portugal,por várias vezes deixei recados para o Joeano no Academica de Coimbra e nunca obtive resposta. Até hoje, o jogador está muito bem na Europa e,infelizmente, nunca teve a humildade de reconhecer que foi a nossa EIB - Escola Internacional de Bola que lhe abriu as portas e inclusive dando os treinamentos usados pelo futebol europeu o que vai lhe ajudar bastante.
                           Mas, quando o procurei apenas queria lhe dizer da minha satisfação pelo sucesso dele e da EIB em recuperá-lo para a sociedade e para o esporte. A nossa missão estava cumprida e que ele voltasse a ser aquele menino humilde do dia que entrou para treinar pela primeira vez naquele pequeno estádio de futebol conhecido por Tigrão.
                            Nos meus mais de 35 anos envolvido com o meio esportivo já conheci vários Joeanos da vida...
==============================================
Conheça mais um blog: 
http://lafetaleviescritor.blogspot.com.br/

(38) 91 49 28 51 - Tim
                           
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário