Recordando

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

JUSTIÇA CEGA: Meninos julgando e fiscalizando.

Nos dias de hoje a Justiça está mais cega.


O francês Chateaubriand escreveu: " A justiça é uma roda velha cujo azeite é o dinheiro." Esta tem sido a verdade que pesa nos ombros de quem não teve a felicidade de nascer rico. A tal da Justiça "gratuita" tem sido uma ponte para os advogados incompetentes arranjar clientes e ganhar duas vezes: uma o Estado paga e a outra aproveita a ansiedade do cidadão desprotegido e obriga a vender até as galinhas para pagar honorários.Se não pagar,não recebe o resultado da Ação.

Ledo engano quem pensa em recorrer às Ouvidorias e às Promotorias! Só quem desconhece os obstáculos é aquele que nunca precisou da Justiça.Correndo, correndo,fuja dela! Ainda vale mais um péssimo acordo do que uma ação judicial. Os Juízes de Direito que estão surgindo,menores de 30 anos de idade, são iguais a funcionários públicos.Impossível aceitar um Juiz de Direito, que nunca advogou, julgar a liberdade e  o patrimônio de um cidadão. Quando prejudicado, o cidadão só tem a última instância que é recorrer ao CNJ - Conselho Nacional de Justiça. O CNJ,até a presente data, tem se interessado em saber como andam os Tribunais Estaduais,as Secretarias de Fóruns, a "fábrica de dinheiro que se chama Cartórios de Registros de Imóveis, e,principalmente, o desepenho de um Juiz de Direito. Os novos magistrados não erram,apenas estão treinando. E treino é treino e jogo é jogo,como dizia o saudoso meia da seleção brasileira Didi. Mas, dos Juízes antigos também não se pode esperar muita coisa. Na década de 90, denunciei um Juiz de Direito da Comarca do município cidade do Rio de Janeiro porque não apreciava as minhas petições e marcou duas audiências iniciais pela ausência da parte Ré que era famosa. Pela Lei, a ação deveria ser julgada de plano a meu favor. Já os novos Juízes, ao apreciarem uma inicial de ação,quando uma das partes é ilegítima, procuram procrastinar a aplicação do que determina o art. 267 - CPC Código de Processo Civil. Exemplo não falta, caso haja alguma crítica do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Afinal, o que é pior: Juízes e Promotores corruptos ou Juízes e Promotores com idade de pedir colinho do papai e da mamãe!  Os primeiros estão quase todos os dias na mídia. Então, está muito difícil para quem gosta da verdade. Ou seja: Se correr o bicho pega, mas se parar o bicho come.
Não pense em mudar o mundo, procure mudar os seus pensamentos.Agindo assim, você sofre menos.


O CNJ - Conselho Nacional de Justiça é a esperança de não se cometer injustiças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário