Rick |
Rick foi um dos grandes jogadores de futebol que fui Advogado. Por onde jogou foi sucesso. Hoje, vive em Salvador e se tornou empresário de futebol.
Richard Daddy Owubokiri, mais conhecido como Ricky (Port Harcourt, nasceu em 16 de Julho de 1961) é um ex-futebolista nigeriano que atuava como atacante. Ídolo do Vitória e do Boavista, jogou em diversos clubes de seis países diferentes.
Começou a jogar futebol no Sharks, de seu país natal, se transferindo para o também nigeriano ACB Lagos, em 1981. Por esses dois clubes, foi duas vezes artilheiro do Campeonato Nigeriano. Em 1983, foi descoberto pelo treinador brasileiro Luciano que trabalhava na Nigéria. Indicou ao América do Rio de Janeiro, que o trouxe para o Brasil. Nunca foi aproveitado pelo América que insistia em escalá-lo na ponta esquerda. O Luciano me telefonou e perguntou se eu, como representante do Vitória da Bahia, não me interessava. Fui ver um treino,gostei e o levei para o Vitória. Como centroavante foi um grande sucesso. A torcida encontrou nele um grande ídolo. Não podia andar pelas ruas. Era parado para dar autógrafos. Se tornou um goleador respeitado. Enquanto jogava no Vitória, eu passei a divulgá-lo na Europa.
Ricky estreou pelo Vitória logo num clássico Ba-Vi, no dia 15 de julho de 1984, um dia antes de seu aniversário, e marcou o único gol do Leão no empate em 1 a 1. Daquele jogo à idolatria da torcida foram precisos apenas alguns meses. O time acabou por perder o certame estadual naquele ano, mas o nigeriano sagrou-se artilheiro, com 15 gols, três deles em Ba-Vi's. Em 1985, o sucesso foi avassalador, com Ricky chegando às redes 23 vezes, sagrando-se bi-artilheiro do campeonato baiano consecutivamente e levando o Vitória ao título. No ano seguinte, os gols continuaram a sair e o clube não mais conseguiu segurar o atacante.
As minhas divulgações do talento do nigeriano deram certo. Com o sucesso na Bahia,recebi a visita do francês Charles e foi contratado pelo clube Laval, e em seguida jogou pelo Metz. A partir dai,deixei de ser o seu Advogado e o francês Charles passou a ser o seu assessor. Passou ainda pelo Benfica até se destacar no Estrela Amadora, de 1989 a 1991, e ser negociado com o Boa Vista, onde foi vice-artilheiro da Europa e ajudou a equipe lusa a terminar o Campeonato português de 1991 a 1992 em terceiro lugar, certame em que também foi o artilheiro.
Em 1994, retornou ao clube onde havia sido ídolo dez anos antes, o Vitória, e jogou apenas nove partidas, marcando dois gols. Defendeu ainda Belenenses-Portugal, Al-Arabi, onde foi artilheiro do Campeonato Quatariano e Al-Hilal, antes de encerrar a carreira.
Seleção Nigeriana
Chegou a ser convocado para o Campeonato Africano das Nações de 1982, mas quase sempre foi reserva. Fez vinte e três partidas e marcou apenas um gol pela Seleção de seu país.
Agachado, da esquerda para a direita, o Rick é o terceiro. |
|
No Boavista de Portugal |
No Vitória da Bahia. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário