Recordando

quarta-feira, 11 de abril de 2012

CORAÇÃO DE JESUS MG X PIRAPORA MG : MAIS UMA VERDADE,



Vista parcial de Pirapora-MG

Como sempre escrevo, este BLOG é nosso. Fico muitíssimo satisfeito quando recebo um comentário como este escrito pelo Professor Dionísio Alves Lima. Vejam quantas verdades encontramos no que ele escreveu. 


CORAÇÃO DE JESUS MG X PIRAPORA MG

Cem anos de diferenças.



Duas cidades do Norte de Minas próximas de completar 100 anos de emancipação política, duas cidades distintas. Distintas por quê? As duas não vão completar cem anos? Esta e uma pergunta que ecoa de algumas pessoas quando indago a respeito. Na verdade as duas completarão cem anos, mas os rumos tomados por cada uma delas, são diferentes, leva-nos a refletir por que uma evolui tanto, e a outra continua na mesmice.
Ao analisar a real situação das duas, me deparei com uma grande diferença, por que Pirapora e mais evoluída que Coração de Jesus? Óbvio, seria uma pergunta fácil de ser respondida, por qualquer cidadão de ambas as cidades. “Pirapora é banhada pelo rio São Francisco, tem o turismo ao seu favor” outro diria “Pirapora teve a estrada de ferro que contribuiu para o progresso da cidade...” E Coração de Jesus, o que tem? Na verdade Coração de Jesus, não e banhada pelo rio São Francisco, e nem sequer teve estrada de ferro, ou até mesmo BR cortando a cidade, para contribuir para o seu progresso. Mas se tivesse isto ao seu favor seria uma cidade evoluída? Acredito que isto só não bastaria... O fato de uma cidade ter muitos recursos ao seu favor não quer dizer que esta cidade, se tornará uma cidade de progresso, Pirapora teve estes benefícios ao seu favor, mas teve também pessoas que souberam explorar estes benefícios para a evolução da cidade. Muitos foram os projetos implantados em Pirapora, para torná-la uma cidade de médio porte que é hoje.
Já Coração de Jesus, também teve, e ainda tem recursos, que se fossem bem explorados, poderiam ter deixado a cidade no mesmo nível de Pirapora, ou num patamar melhor, mas não houve pessoas compromissadas com o seu desenvolvimento, uma região rica em sítios arqueológicos, rios, tudo isto poderia ter sido explorado e contribuído para o seu desenvolvimento, mas devido à falta de interesse dos governantes a cidade não se desenvolveu. Acredito que se a riqueza da cidade tivesse sido explorada, a população corjesuense hoje, estaria desfrutando de uma boa economia, tendo a cidade como ponto turístico e uma boa infra-estrutura.
A realidade está aí para todos verem, pois Pirapora, prestes há completar cem anos, com muitas histórias e progresso para comemorar, enquanto isto, Coração de Jesus com toda a sua história, prestes também a completar cem anos, nada tem para mostrar.



Autor: Dionísio Alves Lima
Professor e Blogueiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário