Recordando

segunda-feira, 14 de julho de 2014

TREINADORES ESTRANGEIROS QUE AJUDARAM O BRASIL -PARTE II

Falemos sobre 

Manuel Fleitas Solich


Manuel Agustín Fleitas Solich, mais conhecido apenas como Fleitas Solich (Asunción30 de dezembro de 1900 – Rio de Janeiro, 19 de março de 19841 foi um futebolista e treinador paraguaio,  que atuou como meia. Era conhecido pelo apelido de "El Brujo".

Mas,primeiramente,em nossa opinião, o futebol brasileiro está envolvido com muitos corruptos e dirigentes que usam o futebol para lavagem de dinheiro e matam o jovem que quer um lugar como titular no clube que o descobriu. As categorias de base tem sido na sua maioria uma maneira para transferências de jovens para encobrir negociatas. Encontramos em centros de treinamentos espalhados pelo Brasil, verdadeiros “viveiros” preparando meninos que, apenas, 1% fica no Brasil. Os outros são transferidos para o exterior e lá são transformados em robôs e o dinheiro fica por lá mesmo. Os clubes, na sua maioria, principalmente, no norte e nordeste, preferem o jogador que tenha vínculo com empresas e empresários que detém os direitos federativos dos atletas. Hummm, fica mais fácil “justificar” as despesas do clube para serem analisadas e julgadas por neófitos conselheiros. E assim, o futebol foi morrendo e as promessas foram jogadas em clubes estrangeiros para que fiquem como deposito bancário. Como depósito? Muito simples. Quando participei da CPI do Senado em 2001, provei que o ex-jogador Bebeto foi vendido por dois milhões de dólares, mas o dinheiro ficou no exterior. Mas, a CBF-Confederação Brasileira de Futebol, para ajudar os corruptos, registrou que o valor era de somente hum milhão e duzentos mil dólares. A CPI foi importante, e orgulho de ter ajudado de alguma forma, e houve dificuldades para que se repetisse o que aconteceu com a venda d Bebeto. Mas, o brasileiro é criativo, e hoje, no meu entendimento, foi criado um depósito de jogadores que rendem aos clubes e aos dirigentes, dinheiro com uma suposta renovação de empréstimo por trás dos panos. E o que mais me impressiona é que os russos são donos dos maiores clubes do mundo e eles gostam muito dos brasileiros. Por coincidência ou não, Ramires, Oscar, David Luiz e Willian pertencem ao Chelsea Football Club cujo dono não é um inglês.  

O que mais dizer sobre Manuel Fleitas Solich? O que o Brasil está precisando de hoje e até a próxima Copa do Mundo na Russia: trabalho de base. É no trabalho de base que você ensina o jogador a testar a bola, dar passe, ter intimidade com a bola,marcar,saber se desmarcar,chutar bem com as duas pernas,se conscientizar que com mais treinamentos mais chega aos sucesso e ter a certeza de ganhar,perder e empatar faz parte do futebol. 
Certa ocasião, o Flamengo precisava vencer o Vasco da Gama do Rio de Janeiro. O ataque não fazia gols. E como ele gostava de cuidar da base do Flamengo, trocou todo o ataque titular pelo do juniores e ganhou por 4 x 1. Eu estava no Maracanã.Foi uma surpresa,porque o Vasco era um timaço. No ataque tinha Joel, Henrique,Moacir,Dida e Babá. Moacir,Joel e Dida foram convocados e se tornaram campeões em 1958. E mais, o Joel saiu daqui como titular barrando o nosso inesquecível Garrincha e o Dida no lugar de Pelé. 


Carreira

Como jogador[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua carreira no Nacional em 1918. Em 1919, foi convocado para a Seleção Paraguaia. Pelo Nacional, foi campeão paraguaio em 1924 e 1926. Em 1927, transferiu-se para o Boca Juniors, onde foi capitão e campeão argentino. Neste mesmo ano, sofreu uma lesão muito grave que comprometeu sua carreira. Atuou pelo Boca Juniors em 99 partidas e marcou 15 gols.
Pela seleção de seu país, disputou o campeonato sul-americano (hoje Copa América) em cinco ocasiões: 1921192219241925 e 1926.

Como treinador[editar | editar código-fonte]

Após acumular por vários anos da década de 1920 as funções de jogador e treinador, Fleitas Solich dirigiu a Seleção Paraguaia na Copa América nas edições de 1937193919421949 e1953, sendo que nesta última se sagrou campeão contra o Brasil. Também comandou a seleção na Copa do Mundo FIFA de 1950.
A vitória contra o Brasil, chamou a atenção dos dirigentes do Flamengo, que o contrataram. NoRubro-Negro, ganhou o segundo tricampeonato carioca do clube, nos anos de 1953, 1954 e 1955. Além do Flamengo, dirigiu BahiaPalmeirasCorinthiansAtlético Mineiro e Fluminense.
Na Europa, Fleitas Solich dirigiu o Real Madrid na temporada 1959-60, onde obteve 21 vitórias, 5 empates e 4 derrotas.
Também foi treinador da Seleção Peruana e dos clubes argentinos Newell's Old Boys eQuilmes. No Paraguai, dirigiu Libertad e Nacional.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Como jogador[editar | editar código-fonte]

Nacional
Boca Juniors

Como treinador[editar | editar código-fonte]

Libertad
Seleção paraguaia
Flamengo
Real Madrid
Palmeiras
Atlético-MG
Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário