Recordando

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mirandinha : primeiro na Inglaterra ( parte I )

Foto tirada por mim. Mirandinha de férias na Escócia.
        Francisco Ernandes Lima da Silva, um cearense de Fortaleza, foi o primeiro jogador profissional que assinou e jogou por um clube inglês. Em 1987,na qualidade de Advogado e Assessor do Mirandinha fiz a intermediação da sua ida para o NewCastle da cidade do mesmo nome.Durante as negociações, o inglês Don Packan veio ao Brasil e se hospedou 15 dias na minha casa na cidade do Rio de Janeiro. Naquela época o jogador brasileiro não era muito bem visto por causa da vida extra-campo. E durante o período que esteve em minha residência procurou saber qual era o comportamento do atleta. 

Depois de aprovado, o clube inglês,através de Fax, me mandou uma proposta no valor de $ 1.000.000 ( hum milhão de dólares) pela transferência. Desembarquei em São Paulo e entreguei a proposta ao Presidente Nelson Duque do Palmeiras que imediatamente entrou em contato com NewCastle e embarcou em seguida. Mirandinha jogou dois anos e resolveu retornar ao futebol brasileiro pensando que fosse convocado para a seleção brasileira que disputaria a copa do mundo de 1990. Em resumo: jogou a sorte pela janela. O futebol inglês é o que melhor paga e reconhece o valor do atleta. Como exemplo, o jogador de futebol se aposenta com 10 anos de trabalho e continua recebendo o mesmo salário de contrato. 
Quando um atleta ganha fama aparecem dezenas de pessoas oferecendo negócios e mais negócios que não são bons.Durante 11 anos fui amigo,Advogado e Assessor do Mirandinha. Eu conheci num momento difícil quando foi dispensado pelo Botafogo do Rio de Janeiro. O menino humilde que tinha vindo do Palmeiras de São João da Boavista - SP caiu em desgraça com a torcida que o chamava de Mirandinha burro. Ele juntamente com mais dois foram trocados por um ponta esquerda de nome Lupercinio. A troca,naquela época,foi humilhante. Mas, como era Advogado de vários jgadores de nomes, aceitei ser também do Mirandinha. Lá no Náutico do Recife fez um belo campeonato brasileiro.O transferi para a Portuguesa de Desportos que emprestou ,por 45 dias, aos Santos FC,depois jogou no Cruzeiro de MG,onde recebeu o apelido de trovão azul,e finalmente defendeu as cores do Palmeiras/SP. 

( Continua na parte II, a ser publicada em breve.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário