Nos bancos do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, me decepcionei logo aos 16 anos de idade. Depois de um esforço enorme para passar no concurso disputando uma vaga com 100 concorrentes, me deparei com a professora Elza de inglês. Ainda com o sotaque do norte mineiro ela me pedia para ler nas aulas. Um belo dia ela disse em voz alta: Para, mineiro não aprende inglês! Pensei que fosse somente aquele dia. Nada disso, todos os dias os meus colegas liam e eu não. Fui ao encontro do Diretor Segadas Viana e relatei o acontecido. Ele disse que não acreditava. Saiu do seu gabinete e foi conversar com a Elza que tinha o apelido de maluca. Ela confirmou e eu fiquei sem estudar inglês, mesmo frequentando as aulas. No final do ano, como naquele tempo não era como agora que o Governador de Minas deu a ordem para não reprovar, eu entrei de férias escolares sabendo que iria repetir o ano. Mas, eis que ao final das férias o falecido Presidente João Goulart assinou uma Lei que aquele aluno que tivesse sido reprovado num idioma estrangeiro passaria de ano se escolhesse outros dois. Então, me livrei da Elza maluca escolhendo espanhol e francês.
Os anos passaram e eu estava assessorando o ex-jogador Mirandinha quando, sempre gostando de desafios, resolvi entrar em contato com Agentes de futebol na Europa. Um deles disse que poderia levar o atleta para a Inglaterra. Aí começou aumentar o desafio: Mirandinha com apenas o primário e eu havia sido desprezado pela professora por ela achar que mineiro não aprendia inglês. O bom de tudo que desembarquei várias vezes na Inglaterra, Escócia e outros países da Grã Bretanha e aprendi a falar inglês o suficiente para andar pelo mundo. Mas, naquela oportunidade o idioma espanhol já era o segundo mais falado. Além de ter o prazer conviver com o povo inglês que é bem diferente do americano, o Mirandinha adquiriu um DVD com aulas de inglês que ficávamos estudando duas horas por dia. O povo inglês é mais educado do que o americano e sente prazer em ensinar o seu idioma que é diferente na pronúncia.
Mas, nos dias de hoje com a internet veja como podemos aprender noções de inglês em poucos segundos. Claro, basta você se concentrar e ter boa vontade.
Veja como é fácil:
Se você pensa que estou brincando, experimente ler toda esta matéria e depois me conte. Comece logo a estudar Inglês que, diferentemente do que você pensa, é extremamente fácil de aprender. Bastando apenas a seguir regrinhas elementares.
Mas, antes de tudo, quero explicar que as Regras abaixo apresentam uma ou mais exceção, o que demonstra duas coisas: primeiro que tais exceções só servem precisamente para confirmar as Regras e, segundo que é bem preferível, errar numa ou noutra ocasião e aprender 400 palavras em inglês num minuto, do que ficar preocupado com a rara exceção... e não aprender nada.
PARTE I
Regra 1
Para todas as palavras em português que terminem em DADE (como a palavra cidade) retire o DADE e coloque em seu lugar TY e assim CIDADE passou a ser CITY. Vejamos agora um pouco das cento e tantas palavras que você já aprendeu nestes primeiros vinte segundos de leitura deste artigo:
CIDADE = CITY
VELOCIDADE = VELOCITY
SIMPLICIDADE = SIMPLICITY
NATURALIDADE = NATURALITY
CAPACIDADE = CAPACITY
Regra 2
Para todas as palavras em português que terminem em "ÇÃO" (como a palavra NA-ÇÃO) tire fora o "ÇÃO" e coloque em seu lugar "TION" e assim a palavra NAÇÃO passou a ser NATION (as respectivas pronúncias não importam no momento, e além disso você estaria sendo muito malcriado querendo exigir demais numa aula de graça!). Vejamos agora algumas das centenas de palavras em que a imensa maioria delas se aplica a essa regra:
SIMPLIFICAÇÃO = SIMPLIFICATION
NAÇÃO = NATION
OBSERVAÇÃO = OBSERVATION
NATURALIZAÇÃO = NATURALIZATION
SENSAÇÃO = SENSATION
PARTE II
Regra 3
Para os advérbios terminados em "MENTE" (como a palavra NATURALMENTE), tire o "MENTE" e em seu lugar coloque "LLY" (e assim a palavra passou a ser NATURALLY. Quando o radical em português termina em "L", como na palavra TOTALMENTE, acrescente apenas "LY"). Veja agora abaixo algumas delas:
NATURALMENTE = NATURALLY
GENETICAMENTE = GENETICALLY
ORALMENTE = ORALLY
Regra 4
Para as palavras terminadas em "ÊNCIA" (como no caso de ESSÊNCIA), tire o "ÊNCIA" e em seu lugar coloque "ENCE". Eis algumas delas abaixo:
ESSÊNCIA = ESSENCE
REVERÊNCIA = REVERENCE
FREQÜÊNCIA = FREQUENCE
ELOQÜÊNCIA = ELOQUENCE
PARTE III
Regra 5
E para terminar esse artigo, ficando ainda com mais água na boca, aprenda a última e a mais fácil delas (há um monte de outras regrinhas interessantes, mas não disponho aqui de espaço para tudo). Para as palavras terminadas em "AL" (como na palavra GENERAL) não mude nada, escreva exatamente como está em português e ela sai a mesma coisa em inglês. Veja alguns exemplos:
NATURAL = NATURAL
TOTAL = TOTAL
GENERAL = GENERAL
FATAL = FATAL
SENSUAL = SENSUAL
OU ENTÃO FAÇA APALAVRAS CRUZADAS (risosssss):
Nenhum comentário:
Postar um comentário